Vereadores e prefeitura lançam programa de distribuição de cestas básicas em Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 06/04/2021 21h10, última modificação 06/04/2021 21h31

Transmitida pelo Facebook e pelo Youtube, aconteceu a 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças, onde se debateu temas relacionados aos interesses do povo barra-garcense e região.

Com a presença ilustre do presidente da Câmara Municipal de Aragarças, vereador Rones Kley da Silva (Republicanos), que veio acompanhar a sessão e abrilhantar o debate a respeito das ações em conjunto entre as cidades vizinhas.

O grande expediente começou com o discurso do vereador Dr. Florizan (PROS), membro da comissão de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, assistência social e defesa da mulher, solicitando a avaliação cuidadosa e detalhada por parte dos colegas vereadores ao PL 033 de 26/03/2021 que trata de verba referente à saúde.

Em seguida, o vereador Dr. Neto (PSB) iniciou sua fala saudando o grupo de manifestantes composto por comerciantes locais que estavam em frente à Câmara, trazendo questões importantes a serem solucionadas em função das medidas impositivas do decreto estadual que determina toque de recolher, impedindo-os de trabalhar. O Dr. Neto destacou ainda a situação crítica encontrada na área da saúde em Barra do Garças.

Já o vereador Dr. Jaime (MDB) fez suas as palavras do Dr. Neto, reforçando a questão da situação calamitosa em que se encontram as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) que oferecem atendimento emergencial para os cidadãos.Ao relatar uma situação pessoal em que teve que se consultar através da UPA, destacou a questão da demora do resultado do exame de Covid-19 que é enviado para Cuiabá, enquanto o paciente retorna para sua residência, mesmo com suspeita de doença contagiosa.

O parlamentar também mencionou a questão dos indígenas que convivem na região de Barra do Garças. Foi solicitado que se viabilize pequenas roças para o cultivo de alimentos, em parceria com o apoio do poder executivo, no intuito de melhorar a condição de vida deste recorte populacional.

Em seguida, o vereador Jairo Gehm (PRTB) retomou a fala sobre o decreto estadual que, segundo o vereador, vem tirando a dignidade das pessoas que vivem da prestação de serviço à noite. Jairo Gehm fez a leitura de trechos da Constituição Federal, em que há a garantia do direito à livre locomoção em tempos de paz. Destacou ainda que o decreto não pode ser maior do que a Lei e que, portanto, o lockdown não estaria em conformidade com a constituição.

Foi criada uma comissão especial para os assuntos de trativa aos danos ocasionados pelo decreto e ao combate à Covid-19 na cidade de Barra do Garças, formada pelos vereadores José Maria (DEM), Dr. Florizan (PROS), Dr. Neto (PSB), Jairo Gehm (PRTB) e Pebinha (MDB).

O presidente da Câmara de Aragarças, vereador Rones Kley, discursou na tribuna sobre a crise que assola as cidades da região do Araguaia e as medidas de enfrentamento a este momento crítico, em conjunto com o poder público de Barra do Garças.

O presidente da casa, Professor Pedro Filho (PSD), ressaltou o trabalho dos colegas vereadores no enfrentamento à crise na cidade. Informou ainda que a câmara realizou a devolução de 100 mil reais para os cofres do município, dinheiro captado com medidas de economia desta gestão.

Destacou também a comissão criada entre os vereadores das cidades de Pontal do Araguaia, Aragarças e Barra do Garças com o objetivo de encontrar saídas para a retomada do crescimento dos três municípios em conjunto.

O Vereador Zé Gota (PSDB) apoiou a manifestação contrária ao decreto dos cidadãos trabalhadores que necessitam sustentar seus familiares. Diante da pandemia que se estabeleceu, os comerciantes precisaram se adaptar de acordo com todos os protocolos estabelecidos, no entanto seus esforços não foram respeitados, segundo Zé Gota. Ainda destacou as famílias que enfrentam dificuldades, em especial aquelas que possuem crianças em condições específicas, parabenizando o poder executivo que, em conjunto com a Câmara Municipal, tem movido esforços em direção ao suprimento dessas famílias necessitadas.

Uma dessas importantes ações é o Programa Barra Solidária, em parceria com a prefeitura, que irá distribuir 15 mil cestas básicas para famílias carentes. As inscrições estarão disponíveis através do site da Câmara Municipal de Barra do Garças (www.barradogarcas.mt.leg.br).