Vereadores Solicitam Explicações da Energisa e AGER/MT Sobre Quedas de Energia
Durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (23), os vereadores aprovaram três requerimentos direcionados à empresa Energisa e à Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), solicitando esclarecimentos sobre as frequentes interrupções de energia na região. Os requerimentos foram apresentados pelos vereadores Pedro Filho (PSD), Jairo Marques (REPUBLICANOS) e Jaime Rodrigues (PSB).
O vereador Jairo Marques pediu esclarecimentos sobre as constantes quedas de energias no Bairros Jardim das Mangueiras, Jardim Paraíso, Jardim Amazônia I e II, Anchieta, Morada do Sol, Recanto das Acácias e Serra Azul. Abordando os seguintes pontos:
1) Já foram formalizadas reclamações pelos consumidores sobre danos a equipamentos domésticos devido às faltas e quedas de energia? Se sim, houve a indenização/substituição dos referidos equipamentos pela Empresa aos seus usuários? 2) Todas as reclamações realizadas pelos moradores dos Bairros Jardim das Mangueiras, Jardim Paraíso, Jardim Amazônia I e II, Anchieta, Morada do Sol, Recanto das Acácias e Serra Azul, de falta ou queda de energia, manutenção em rede elétrica e troca de painel de led dos postes de luz foram prontamente atendidas?
Já o vereador Jaime Rodrigues levantou os seguintes questionamentos:
1) Qual o motivo de reiteradas faltas e quedas de energia na cidade de Barra do GarçasMT? 2) A Empresa está tomando as providências para sanar os problemas que envolvem queda e falta de energia na cidade de Barra do Garças-MT? Se sim, quais são as medidas que estão sendo adotadas?
Por outro lado, o vereador Pedro Filho concentrou suas perguntas nas constantes quedas de energia na Terra Indígena São Marcos, localizada a 138,8 km de Barra do Garças:
1. O que tem acarretado as quedas e faltas de energia? 2. Em qual prazo será resolvido e quais providências estão sendo adotadas para solucionar o problema das constantes quedas de energia? 3. Quais os prazos e providências estão sendo tomadas para poda de árvores e manutenção da rede?
Durante a sessão, o Secretário de Educação do Município de Barra do Garças, o professor Siverino, fez uso da tribuna para dialogar com os vereadores sobre o fechamento de escolas na rede estadual de ensino no município. A diretora do DRE/Barra do Garças, Sílvia Figueiredo de Sousa, também participou da sessão.
A diretora assegurou que haverá vagas para os alunos no próximo ano letivo, afirmando: "Queremos garantir à população que temos compromisso com esses jovens. Em 2024, eles terão, sim, vagas em nossas escolas estaduais de Barra do Garças." Em relação aos professores efetivos, ela explicou que as novas atribuições foram feitas com base na escolha do professor, conforme a contagem de pontos e classificação.
O Vereador Pedro Filho, que também foi professor, enfatizou a responsabilidade dos vereadores, afirmando: "É importante que o cidadão compreenda que são escolas estaduais, e, portanto, não é de competência direta da Câmara, do Professor Siverino ou do Prefeito Adilson decidir se vão fechar ou continuar. Nossa função é fazer essa mobilização para que essas escolas continuem, e estamos preocupados e fazemos essas cobranças."
A sessão foi encerrada com a apreciação de 47 matérias, incluindo moções, projetos, requerimentos e indicações.