Vereadores de Barra do Garças discutem construção de Hospital de Campanha

por nogueira — publicado 23/06/2020 23h55, última modificação 24/06/2020 00h01

Está sendo discutida entre os poderes legislativo e executivo a construção de um hospital de campanha em Barra do Garças, Campinápolis ou Água Boa para o atendimento da população indígena residente em toda a região do Araguaia.

São 22 mil indígenas da etnia Xavante. Atualmente 5 mil deles vivem na região de Barra do Garças, embora boa parte do atendimento aos contaminados pela Covid-19 esteja acontecendo no município.
A estrutura seria composta por 10 leitos de UTI e 30 enfermarias destinadas exclusivamente à comunidade indígena.

Nesta segunda-feira, 22, foi realizada a sessão ordinária semanal da Câmara de Vereadores de Barra do Garças através de videoconferência. O vereador Celson Souza (PL) destacou a importância da atuação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) nesta região, em colaboração com o poder público e com a população indígena na prevenção ao coronavírus.O presidente da Câmara, Vereador Dr. Joãozinho (Republicanos), destacou que seria necessário haver também, além da instalação do hospital de campanha, equipe médica necessária para o atendimento da população.

Sistema de saúde
O sistema de saúde em Barra do Garças já se encontra colapsado, devido ao crescente número de vítimas do Sars-CoV-2. 100% dos leitos de UTI estão ocupados. As 8 vagas da UTI do Pronto Socorro estão 100% ocupadas com 7 indígenas; a semi-intensiva da UPA tem 3 vagas também estão ocupadas e a enfermaria com 31 vagas, também com capacidade máxima atingida.

Além da questão levantada pelos vereadores sobre a população indígena, outras preocupações foram colocadas como a questão da baixa iluminação na Avenida Amazônia e também em algumas regiões periféricas da cidade.
O projeto de lei aprovado trata do empréstimo do veículo caminhonete, de posse da Câmara de Vereadores, para que a Secretaria de Saúde efetue a distribuição de cestas básicas para população vulnerável de Barra do Garças.

Os vereadores Garrincha (Prós), Gustavo Nolasco (PP) e Zé Gota (PSDB), assim como outros, reforçaram a necessidade da criação de um hospital além da manutenção das medidas de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social, uso das máscaras e álcool em gel.
A responsabilidade para conter o crescimento das taxas de mortalidade pelo vírus é de toda a população, de todas as etnias e de todos os poderes.