Vereadores clamam por preservação da vida no combate a Covid-19

por nogueira — publicado 03/06/2020 16h03, última modificação 03/06/2020 16h03
Até o momento, 31 pessoas que foram contaminadas já estão curadas da doença

A Câmara de Vereadores de Barra do Garças permanece atuante no combate a Covid 19. Após exaustivos debates, realizados semanalmente por videoconferência, cujo o foco tem sido as políticas e ações para o achatamento da curva de contágio da população barra-garcense pelo Coronavírus. Consequentemente, estas medidas evitam o colapso do Sistema Único de Saúde (É importante lembrar que a cidade conta com apenas cinco leitos na Unidade de Tratamento Intensivo - UTI ).

Afrouxamento
Foram decretadas pela prefeitura medidas de afrouxamento parcial do isolamento social. A população, no entanto, tem retomado gradativamente a normalidade da sua rotina.

Este fato, segundo o vereador Cléber Fabiano (PSDB), contribui para que os casos na cidade continuem a ocorrer. Ele clamou à população que permaneçam com as medidas protetivas individuais, como a utilização da máscara e o uso do álcool em gel para higienizar as mãos.

Diminuição do número de casos.
Houve uma diminuição do número de infectados pelo Coronavírus na cidade de Barra do Garça, o que não significa que há uma cura ou vacina para a doença e que estamos a salvo desta moléstia. O presidente da Câmara, Vereador Dr. Joãozinho, ressalta as lições que a sociedade aprendeu até o momento, mas que surpreendentemente a população vem negligenciando medidas básicas como a utilização das máscaras.

Com a flexibilização, mesmo com o número alarmante de 30.000 óbitos em todo o país, os cidadãos estão indo mais às ruas, promovendo aglomerações e facilitando o contágio, abrindo o comércio e de outras atividades.

Barra do Garças passou por alta incidência de contágio e expressivo aumento do número de óbitos, subindo de 27 contaminados para 80 e dois novos óbitos registrados pela Covid-19 na nossa cidade. E essa ascensão também acontece nas cidades adjacentes.

O inimigo não foi embora
A diminuição do número de óbitos pelo Coronavírus na cidade deve ser comemorada. Entretanto, se faz necessário ter cautela para a retomada da normalidade.

Até o momento, 31 pessoas que foram contaminadas já estão curadas da doença, mas a vacina contra o Coronavírus ainda não existe e a população continua sob risco de contaminação.

É imperativo que se evite aglomerações ou reuniões de pessoas. É também necessário manter a obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção facial e a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel.  Por isso, foi aprovado pedido de urgência de projeto de lei que altera a postura do município com relação a irregularidades encontradas em estabelecimentos comerciais.

Fechamento de estabelecimento por irregularidades
O projeto de lei estabelece a possibilidade de, durante a pandemia, a regra para multar e para fazer fechamento de estabelecimento não necessite passar por todo o processo legal, com notificação. Assim, fica estabelecida a autorização para que a prefeitura feche o estabelecimento, cautelarmente, bastando a constatação da irregularidade. Também trata de multa.

Luta incansável
A câmara de vereadores presidida pelo Dr. Joãozinho permanecerá atuante, incansavelmente, no combate a esta terrível tragédia que nos acomete. Desejando melhoras àqueles infectados pelo vírus e prestando suas sinceras condolências às famílias das vítimas fatais do Coronavírus. Reiterando as boas notícias e trabalhando dia após dia para o melhoramento constante das estatísticas em Barra do Garças.