Vereadores aprovam projeto de lei que promove igualdade em premiação esportiva

por Deógenes Nogueira publicado 31/10/2023 17h05, última modificação 06/11/2023 21h09
Ao final da sessão, os vereadores apreciaram um total de cinquenta e três matérias, incluindo projetos, indicações, requerimentos e moções

 A Câmara Municipal de Barra do Garças aprovou, em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (30), dois projetos de lei do legislativo, um que promove igualdade na premiação de esportes e outro que combate a violência nas escolas.

O primeiro projeto, de autoria do vereador Pedro Filho (PSD), garante igualdade de premiações para atletas homens e mulheres em competições financiadas com recursos públicos ou por entidades beneficiadas por esses recursos.

Segundo o vereador, o projeto promove a igualdade entre homens e mulheres no esporte. "A desigualdade de premiações entre gêneros em eventos esportivos é uma prática que contraria os princípios fundamentais da equidade e justiça, comprometendo a promoção da igualdade de oportunidades. O emprego de recursos públicos para a realização desses eventos impõe a responsabilidade de garantir que as premiações sejam distribuídas de forma justa e igualitária", escreveu o vereador na justificativa do projeto.

O segundo projeto, de autoria do vereador Jairo Gehm (PRTB), proibi a execução musical, visual, escrito ou manifestações artísticas que contenham ou façam apologia a pornografia ou conteúdo erótico, violência contra a mulher e ao tráfico de drogas nas Instituições Escolares de toda a rede de ensino do Município de Barra do Garças/MT.

 

Moção de Repúdio Nº 115 - Caso Barão Vermelho

Em um terceiro destaque, os vereadores aprovaram a Moção de Repúdio (Nº 115) relacionada a um vídeo que circulou nas redes sociais da banda Barão Vermelho, que se apresentou no município durante um evento promovido pela Secretaria de Turismo. No vídeo, o vocalista da banda abordou diversos assuntos, incluindo ETS, águas quentes e cachoeiras.


O Vereador Jairo Gehm, autor da moção, considerou que o vídeo prejudicou a imagem da cidade e do povo Barra-garcense em nível nacional, uma vez que a banda é amplamente conhecida.  "Considerando que referida banda foi contratada pelo poder público municipal, Secretaria de Turismo, e foi paga com recursos públicos, que, na verdade esse dinheiro pertence ao povo Barra-garcense; diante dessas falas, é indubitável que as imagens de nossa cidade e do nosso povo foram denegridas a nível nacional, por considerar a visibilidade que referida banda possui, por ser nacionalmente conhecida”, diz a justificativa da moção.

 

Ao final da sessão, os vereadores apreciaram um total de cinquenta e três matérias, incluindo projetos, indicações, requerimentos e moções. As sessões da Câmara Municipal de Barra do Garças acontecem todas as segundas-feiras às 18h e podem ser assistidas pela TV Câmara, disponível no canal do YouTube da instituição.