Vacinação em Barra do Garças acelera e vereadores discutem saúde do município

por Deógenes Nogueira publicado 15/06/2021 22h54, última modificação 15/06/2021 22h54

Aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 14, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças, através de videoconferência transmitida pelo do Facebook e Youtube para toda a população.

O tema central da sessão foi a saúde do município, mais uma vez em decorrência do alto índice de contaminação pela Covid-19. O vereador Dr. Neto (PSB) destacou que o processo de vacinação da população começa a ganhar ritmo.

A Secretaria de Saúde do município iniciou na segunda-feira, dia 14, a vacinação da população em geral a partir dos 55 anos. Na terça-feira, dia 15, foi a vez das gestantes e puérperas sem comorbidades.

Na semana passada, já havia disponibilizado as vacinas para profissionais da educação, que não precisam fazer a retirada do vale vacina, uma vez que a Secretaria de Educação do município disponibiliza uma lista onde constam os registros de cada profissional.

Outro ponto relacionado à saúde que foi levantado pelo Vereador Jairo Gehm (PRTB) diz respeito à falta de insumos básicos nos pronto-socorros, tais como medicamentos e termômetros. A população tem manifestado sua insatisfação com a precariedade dos serviços prestados pelo município, tendo falta até mesmo de papel sulfite em determinados setores.

Segundo o vereador, é preciso questionar os representantes do poder executivo para que justifiquem para onde estão indo os recursos que são recolhidos através de impostos e tributos da população e que devem ser revertidos para a prestação de serviços aos cidadãos.

Ao solicitar uma parte na fala do vereador Jairo Gehm, o vereador Dr. Florizan (PROS) reforçou a necessidade de elaborar uma logística otimizada para o recebimento de insumos da área de saúde com o objetivo de atender às demandas urgentes da população.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Filho (PSD), relatou uma situação gerada pela ausência de ambulâncias na região, onde uma cidadã parturiente foi socorrida por um morador próximo e deu à luz no veículo do vizinho, sem a estrutura e suporte médico necessários.

A Câmara celebrou nesta noite a recuperação do Vereador Ronair Nunes, que estava acometido pela Covid-19 e já se encontra em pleno exercício da sua função, totalmente saudável. O vereador agradeceu aos amigos e familiares pelas palavras de apoio e também manifestou pesar àqueles que perderam seus parentes para esta doença.

Além de aspectos relacionados à saúde do município, também foram mencionadas obras de centros educacionais importantes para a população barra-garcense, que estão em andamento graças à atuação de parlamentares mato-grossenses atentos à cidade de Barra do Garças.

Enquanto isso, a Câmara de Vereadores continua trabalhando, reunindo esforços de todos os setores públicos e da população para vencer a crise sanitária que vem causando incomensuráveis perdas em todo o Brasil.