Toricueije recebe audiência pública para tratar do PPA e LOA
Aconteceu neste sábado, dia 13 de Novembro, a terceira audiência pública referente ao Plano Plurianual 2022 a 2025 (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA) com o objetivo de recolher as necessidades e sugestões da população barra-garcense.
O plano plurianual (PPA) estabelece os projetos e os programas de longa duração da prefeitura, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos.
Já a Lei do Orçamento Anual (LOA) é o planejamento financeiro que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio deste orçamento é que se define o quanto será arrecadado e como serão aplicados os recursos pela administração pública municipal.
A audiência aconteceu no distrito de Toricueije, contando com personalidades importantes da localidade, como o Cacique Zé Maria, representante da comunidade indígena.
O vereador Paulo Bento que preside a comissão não pôde comparecer por motivos de saúde. Estiveram presentes os vereadores Pedro Filho (PSD), Jairo Marques (Republicanos) e Dr. Florizan (PROS), representando todos os 15 vereadores da Câmara Municipal de Barra do Garças.
A sessão foi iniciada pelo presidente da Câmara, Pedro Filho, que ressaltou a importância da união do poder público com a população através dessa ação de grande importância para toda a região próxima à Barra do Garças.
A participação popular foi muito ativa na audiência. Fazendeiros, moradores e representantes da comunidade indígena colocaram suas sugestões de melhorias para o distrito.
O primeiro ponto levantado foi a estrada que liga o distrito à Barra do Garças, assim como a precariedade de transporte público que faz essa rota.
Além disso, foi mencionada a ausência de fornecimento de energia, questão que está em tratativa com a empresa Energisa, especialmente nas propriedades rurais da região, que, segundo o morador, chegam a ficar até quatro dias sem eletricidade.
A moradora Ângela trouxe demandas como a manutenção básica da praça e a coleta de lixo em Toricueije. O Distrito ainda não possui coleta, o que leva os moradores a realizarem o descarte incorreto do lixo, poluindo o ambiente e os rios da proximidade.
Outro ponto muito importante levantado pela moradora foi a superlotação do cemitério, bem como a ausência de funcionário responsável pela manutenção do local.
O Sr. Raimundo destacou que nunca antes na história do Toricueije houve uma ação como a da audiência pública de Barra do Garças, ressaltando o mérito da iniciativa desta gestão em trabalhar em conjunto com a população para as melhorias da região.
A Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças irá realizar mais 4 audiências públicas nos bairros da cidade. A culminância será no dia 06 de Dezembro, no centro de Barra do Garças.