Reunião debate ações de participação social e controle dos serviços da saúde pública
Uma das ações apontadas pelo procurador, Rafael Nogueira, é o compartilhamento dos conhecimentos sobre o funcionamento e gestão da saúde pública de Barra do Garças, através das redes sociais e ciclo de palestras.
A reunião debateu ainda as tratativas iniciadas na reunião realizada no dia 5 de outubro, buscando aumentar a qualidade e transparência dos serviços.
O procurador da república, Rafael Nogueira, explicou durante a reunião que a saúde pública é algo muito judicializado. “A saúde pública possui diversos atores, cujas atribuições não são claras à coletividade. Aliás, a divisão e trâmites internos de gestão na saúde, muitas vezes, sequer são compreendidos claramente pelos próprios operadores do direito, os quais são provocados a intervir na defesa de interesse coletivos e individuais”.
O vereador Zé Gota apontou a necessidade da participação dos municípios integrantes do consórcio intermunicipal de saúde.
Já o vereador Alex Matos falou sobre o modelo sugerido pelo procurador. “Seria o mais adequado antes de enfrentar o problema, debater e diagnosticar, buscando soluções para as dificuldades verificadas”.
Além dos vereadores, participaram da reunião o procurador da câmara, Heros Pena, a secretária municipal de saúde, Daniela Machado e o defensor público, Carlos Souza.
No final da reunião ficou marcado um evento focado na compreensão do funcionamento da saúde pública do município, com a realização de ciclo de palestras para fevereiro de 2018, com os temas voltados a informação sobre o Sistema de Saúde.