Plano diretor e reestruturação urbana são pautas da sessão ordinária na Câmara Municipal

por Deógenes Nogueira publicado 13/04/2021 15h35, última modificação 13/04/2021 15h36

No dia 12 de Abril de 2021, na última segunda-feira, aconteceu a 11ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Barra do Garças.

Após a leitura da ata, foi aberta a discussão a respeito das correspondências recebidas pelo poder executivo e das demandas da população.

O grande expediente foi iniciado com a palavra do vereador Cleber Fabiano, secretário de planejamento do município, que trouxe o projeto de reestruturação urbana do plano diretor de Barra do Garças para debate, convidando o arquiteto responsável pelo plano, Sr. Lauro, para apresentá-lo. Deste modo, o Sr. Lauro, apresentou as diretrizes, metodologia e cronograma de trabalho.

O plano diretor é uma lei muito importante para o município porque regulamenta todo o ordenamento público e estabelece regras e parâmetros para o município crescer e se desenvolver de forma harmônica e saudável. Esta lei deve ser revisada a cada dez anos, no entanto o Sr. Lauro destacou a importância de que ela seja monitorada constantemente.

É função da administração pública estabelecer o que deve ser feito e de que maneira os procedimentos ligados à gestão de todo o território de Barra do Garças devem acontecer.

O prazo de conclusão do plano diretor é de quatro meses e será dividido em três fases, sendo a primeira fase a de mapeamento do município e das suas demandas; a segunda fase será voltada para a elaboração de estratégias para o desenvolvimento e a definição de projetos futuros, inclusive relacionados ao ecoturismo da cidade. E a terceira fase, por fim, trará o plano diretor em forma de Projeto de Lei para aprovação e aplicação das medidas sugeridas.

Em seguida, a tribuna foi ocupada pelo vereador Paulo Bento (PL), que trouxe a prestação de contas das ações que ele e outros vereadores tiveram em viagem para Cuiabá, onde conversaram com personalidades importantes em busca de apoio para projetos de interesse público.

Em reunião com o secretário da agricultura familiar Silvano Amaral, os vereadores conseguiram agendar a entrega de dois resfriadores de leite para agricultores menores da cidade, além de um kit agrícola Patrulha que será direcionado ao assentamento Serra Verde. Será destinado também uma farinheira e 500 toneladas de calcário.

Já no tocante aos assuntos indígenas, os vereadores conversaram com o superintendente Agnaldo Santos, que contemplou a região com 800 cestas básicas para auxiliar a população indígena fortemente afetada pela crise da Covid-19.

Os vereadores também estiveram na residência do deputado Carlos Bezerra (MDB) para apresentar algumas demandas do município, tais como a liberação de um convênio para reforma do estádio Zeca Costa.

Ao senador Wellington Fagundes (PL), que foi representado pelo seu assessor na reunião com os vereadores, foi solicitada mais uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para o município de Barra do Garças. Já o encontro com o governador Mauro Mendes (Democratas), cuja questão protocolada é a reforma do pronto socorro do município, foi reagendado para quarta-feira, onde estará presente o prefeito de Barra do Garças, Adilson Macedo (PSD).

Além de destacar a semana produtiva para os interesses da população barra-garcense, o vereador reiterou os agradecimentos aos servidores públicos que estão trabalhando em combate à Covid-19, colocando suas vidas em risco para salvar a vida dos cidadãos.

O vereador Dr. Neto (PSB) prestou todo seu pesar à todas as famílias atingidas pelo coronavírus e reafirmou o compromisso que a Câmara de vereadores vem assumindo com relação a reforma do pronto socorro da cidade, além de buscar melhorias em especial para a parte de tratamento oncológico da saúde municipal.

Ainda sobre a saúde, o vereador Jairo Gehm (PRTB) esclareceu aos populares que o questionou sobre os profissionais de saúde que prestam atendimento nos postos de saúde, a respeito da escassez para contratação de tais profissionais na região. Jairo também alertou sobre a promulgação de uma lei em fevereiro deste ano que legisla sobre abono pecuniário aos servidores da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e que ainda não receberam tal valor.

O vereador Zé Gota (PSDB) ressaltou a questão do plano diretor, detalhando as questões da regularização fundiária do município, demonstrando grande alegria na viabilização desta causa tão importante para o bem estar comum e a qualidade de vida da população que precisa garantir o seu direito à propriedade.

A fala do presidente da câmara, vereador Pedro Filho (PSD), foi voltada aos comerciantes noturnos, destacando que a casa sempre esteve aberta às suas reivindicações, assim como a de todos os setores da população barra-garcense. O presidente parabenizou o vereador Paulo Bento, bem como os demais vereadores que estiveram em Cuiabá defendendo os interesses da cidade.

Ressaltou ainda as perdas em decorrência da enfermidade que assola o mundo inteiro, dentre elas a de um familiar próximo, destacando a necessidade da sociedade se unir em luta para encontrar, de uma vez por todas, uma saída para esta grave crise.