"O sistema de tratamento de esgoto de Barra do Garças precisa ser reavaliado.” Diz vereador de Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 29/06/2021 12h35, última modificação 06/07/2021 22h45
para acompanhar todas as sessões, basta se inscrever no canal da câmara no Youtube ou seguir a página do Facebook.

Neste dia 28 de Junho, segunda-feira, foi realizada a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças, de maneira virtual através de videochamada entre os vereadores, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.

Os vereadores trouxeram importantes demandas do cotidiano do povo barra-garcense como a questão do serviço de tratamento de água e esgoto em Barra do Garças e os radares de fiscalização eletrônica das rodovias da cidade.

O expediente se iniciou com o vereador Jairo Gehm (PRTB) que apresentou uma moção de aplausos para o trabalho realizado pelo vereador Paulo Bento (PL), que tem se destacado pelo esforço elucidando as questões de fiscalização da contabilidade da gestão anterior, bem como as decisões futuras relacionadas à gestão financeira.

O vereador Jairo Gehm também trouxe uma importante questão relacionada ao serviço de captação de esgoto da cidade, que está sob responsabilidade da empresa Águas de Barra do Garças. Após averiguar pessoalmente cada bairro, Jairo constatou que muitos bairros ainda não possuem o sistema de captação do esgoto nas residências, a despeito do que foi informado pela companhia de que até 81% dos bairros contavam com o serviço.

Situações como o derramamento de esgoto, que aparentemente está sem tratamento, no Rio Araguaia ainda são questões suspensas e não resolvidas e representam um grande risco para o turismo ambiental de Barra do Garças, além de, caso se confirme o não tratamento, configura crime ambiental.

Jaime Rodrigues (MDB) trouxe para a população um retorno sobre o requerimento a respeito do excesso de radares nas vias de Barra do Garças. Segundo o parlamentar, a quantidade excessiva de medidores de velocidade instalados pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) tem trazido multas excessivas para motoristas de caminhão e carros menores.

Notícias boas foram trazidas pelo vereador Zé Gota (PSDB), que conseguiu angariar junto a outros prefeitos, deputados e senadores em Cuiabá, uma quantia de aproximadamente 1 milhão de reais destinada à saúde do município, através do Programa de Atenção Básica e Saúde da Família do Ministério da Saúde. Além disso, confirmou a reforma do pronto socorro e do hospital da cidade.

Outra ressalva positiva foi realizada pelo vereador e presidente da Câmara Pedro Filho (PSD)  com relação à associação de servidores públicos do município, que tem demonstrado grande respeito aos seus associados realizando um excelente trabalho de assistência e de prestação de contas.

Em seguida, foram aprovados os Projetos de Lei discutidos em sessões anteriores e encaminhados pelo poder executivo e legislativo de Barra do Garças.

Para acompanhar todas as sessões, basta se inscrever no canal da câmara no Youtube ou seguir a página do Facebook.