Homenagem ao Dia do Parlamento

por Deógenes Nogueira publicado 03/05/2021 11h05, última modificação 05/05/2021 13h53
Que Deus continue abençoando os nossos Parlamentos e iluminando seus membros.

Em 03 de maio de 1823, a exatos 198 anos, teve-se início o embrião de Parlamento em nosso País, quando 84 dos 100 Deputados existentes a época, reuniram-se em Assembléia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, cujo objetivo foi o de elaborar uma Constituição e dotar a nação brasileira, de um novo Ordenamento Jurídico.

Objetivando comemorar os 150 anos, do início das atividades legislativas no país, o então Deputado Antonio Bresolin, apresentou ao parlamento um projeto que mais tarde se tornou a Lei Federal nº 6.230, de 27 de julho de 1975, instituindo assim o Dia do Parlamento, em cujo Art. 1º, disciplinou: “É instituída a data de 3 de maio como o Dia do Parlamento, destinada a comemorar a instalação da primeira Assembléia Constituinte e a criação do Poder Legislativo no Brasil”.

Na oportunidade, a Presidência da Câmara Municipal de Barra do Garças-MT, externa aos Parlamentares dessa Casa Legislativa, assim como aos Parlamentares Estaduais e Federais de nosso Estado e dos demais entes federados, os nossos cumprimentos pela importância que tem os Parlamentos e seus membros em nosso País.

Fazendo minhas, as palavras do nobre Parlamentar Bresolin, assim encerro essa homenagem: “Nada mais representa tanto, coisa alguma engrandece mais uma nação do que a plenitude de um Poder Legislativo livre” e forte.

Que Deus continue abençoando os nossos Parlamentos e iluminando seus membros.

Pedro Filho - Vereador - PSD
Presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças-MT