Defesa Civil promove na câmara curso para voluntários
O curso será oferecido pela Defesa Civil através do assessor técnico da secretaria adjunta de proteção e defesa, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Paulo Selva. Conforme cronograma, os participantes terão instruções sobre combate a princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar, orientação e localização em terrenos, implantação de abrigo temporário, conceitos sobre Defesa Civil, voluntariado e rádio amador.
Segundo Paulo Selva o objetivo é despertar o interesse para que cada vez mais pessoas sejam voluntárias. “Nosso intuito é dar suporte necessário para as pessoas em situações de vulnerabilidade e as que podem auxiliar com a Defesa Civil para realizar um bom trabalho quando há ocorrência de desastres”.
O presidente da câmara, vereador Miguelão (PSB), disse que a câmara está aberta para as instituições que queiram somar com Barra do Garças. "Nós estamos viabilizando nossa cidade com emprego e renda e este curso é importante para que a nossa população, em caso de algum desastre, saiba como agir. A câmara será sempre presente nesse tipo de projeto positivo", destaca.
O curso é aberto a qualquer pessoa acima de 18 anos, de acordo com a Lei do Voluntariado (9.608/98), criada em 18 de fevereiro de 1998.
Defesa Civil
Foi criada em Mato Grosso em 1974. Integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), a instituição é responsável por auxiliar os municípios em situações de desastres naturais e/ou humanos, realizar o monitoramento de áreas e ainda preparar as comunidades para possíveis sinistros que possam ser registrados.