Crescem os casos de Covid-19 em Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 09/06/2021 08h27, última modificação 09/06/2021 08h27

Neste último dia 07, segunda-feira, aconteceu a sessão ordinária da câmara municipal de Barra do Garças que contou com a presença virtual dos vereadores através de uma videoconferência para discutir atribulações ocasionadas por uma nova onda de contágio de Covid-19 na região.

Em nome da comissão de Covid-19, o vereador Dr. Florizan (PROS) solicitou a indicação da abertura de um segundo centro para tratamento específico de Covid-19, além da Unidade Básica de Saúde Lenir Pereira de Oliveira (UBS) localizada no bairro de São Benedito em Barra do Garças.

Atualmente, somente esta UBS e a Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (UPA) estão atendendo ao crescente número de infectados pela Covid-19, necessitando de realizar reagendamentos de alguns pacientes menos graves para o atendimento da alta demanda.

Tal solicitação vem endossada pela atual crise de suprimento de medicamentos, insumos, equipamentos de proteção individual, diagnósticos e dispositivos médicos pelo qual vem passando o sistema de saúde do Município de Barra do Garças, problema que foi gravemente aprofundado com a pandemia.

O vereador Dr. Neto (PSB) destacou que a interdição das reuniões presenciais dos vereadores é um sintoma de que a situação se agravou consideravelmente na região, destacando com pesar os 14 novos casos de falecimento por decorrência da Covid-19 de cidadãos barra-garcenses.

Em reunião com o prefeito, Dr. Adilson (PSD) e com o secretário de saúde, Adilson Lopes, o assunto foi tratado a fim de buscar soluções para evitar o colapso das unidades de saúde da cidade, sendo necessária uma união de esforços entre os poderes legislativo, executivo e até mesmo do governo do estado de Mato Grosso.

O vereador também mencionou a nova empresa de limpeza pública, Clean, responsável por manter a higiene das vias públicas, o controle do lixo e a higiene das habitações. Espera-se que esta nova empresa realize a prestação de serviços mais primorosa e de acordo com as necessidades da sociedade barra-garcense.

O vereador Dr. Jaime (MDB) destacou a tramitação de importante projeto de lei que institui o Programa Municipal de Educação Fiscal do Município de Barra do Garças, que tem como objetivo disponibilizar técnicos para a realização de cursos, palestras, elaboração de materiais diversos e outras ações necessárias para a conscientização a respeito dos custos do município, que são pagos pelos impostos dos contribuintes.

A câmara municipal de Barra do Garças fez questão de celebrar o aniversário do secretário de saúde, Sr. Adilson, que aconteceu na mesma data da sessão, e parabenizá-lo pelo excelente serviço prestado à cidade, em especial em momentos tão difíceis como os recentes.

O compromisso dos servidores com a saúde e o bem estar da população de Barra do Garças tem sido incessante e merece destaque nesses momentos em que as exigências e fiscalizações também se fazem presentes na atuação dos representantes da população.