Combate do poder legislativo a Covid-19 não para em Barra do Garças

por nogueira — publicado 19/05/2020 20h15, última modificação 19/05/2020 20h15

A Câmara de Vereadores do município de Barra do Garças continua seu árduo trabalho de combate a Covid-19. Desde o começo da pandemia, os vereadores tem prestado seus serviços exaustivamente, discutindo e debatendo políticas e ações para o achatamento da curva. Toda semana, sessões são realizadas por videoconferência e na noite de ontem (18-05) foi transmitida ao vivo via Facebook.

O Vereador Dr. Joãozinho (Republicanos) preside as sessões intermediando e realizando a interlocução entre os interesses do povo e os seus representantes. Na última segunda-feira (18), o Vereador Prof. Alex Matos (Cidadania) pontuou a necessidade de que o poder público seja permanentemente informado dos números precisos de testagens realizadas e de pessoas que estão em busca dos atendimentos médicos locais. Também ressaltou a importância de protocolos para comércios e indústrias no atendimento à população quanto a prevenção do Coronavírus.

Foi aprovado um projeto de lei nº 17 de 18 de maio de 2020, que expõe sobre a ampliação das contratações de servidores públicos da área da saúde efetuadas pela aprovação por processo seletivo. Tais servidores serão convocados em prazo legal por ordem de classificação.

O Vereador Dr. Paulo Raye (Prós) destacou, como médico e representante eleito da população, a ação dos supermercados que estão realizando a assepsia dos carrinhos e a medição da temperatura dos seus clientes no momento de entrada no recinto. E recomendou que os demais comércios também assumam tal protocolo.

É muito importante continuar promovendo este tipo de ação, inclusive para proteger pequenos comerciantes, e adotar novas medidas como por exemplo a prorrogação do licenciamento de alvará dos mototaxistas de Barra do Garças e também a distribuição de cestas básicas para estes que estão sendo diretamente prejudicados pela crise de proporção mundial.

A reunião foi acalorada por divergências sobre o fechamento total ou parcial dos comércios da cidade, em especial academias. Entretanto tais divergências apresentam a característica inerente à democracia, garantida pela constituição, de diversidade de opiniões. Cada vereador representa interesses e opiniões diferentes entre a população.

É inegável que as ações da Câmara Municipal, bem como do poder executivo, têm sido efetivas no combate ao Coronavírus na região do Araguaia. Na semana passada, representantes do poder público de Pontal, Barra do Garças e Aragarças se reuniram para promover uma ação conjunta nesta pandemia, demonstrando a importância da reunião de esforços.

O combate intensivo tem resultado numa diminuição de números de cidadãos afetados pela Covid-19 no Estado do Mato Grosso. A grande capital de Cuiabá já obteve menor número de óbitos pelo Coronavírus em comparação às outras capitais do país.

Isso porque a população também tem atuado, junto aos poderes públicos, para a redução de danos e prevenção à doença, utilizando máscaras e permanecendo em casa, com distanciamento social.

Os parlamentares também parabenizaram a Secretária de Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Federal e toda linha de frente dos profissionais de saúde que vem fazendo um grande trabalho.

O município de Barra do Garças conta agora com poucos leitos e todas as medidas são importantes para o achatamento da curva, pois já são quase 18 mil famílias, até a presente data, que perderam seus entes queridos para a pandemia em todo Brasil.

A câmara de vereadores está sensível a este dado fúnebre e está tomando a responsabilidade para si de cuidar das pessoas que os elegeram como representantes.