Câmara e Banco de sangue promovem campanha de doação em homenagem ao Dia Mundial do Doador

por Deógenes Nogueira publicado 11/06/2024 17h32, última modificação 11/06/2024 17h32

No próximo dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data que destaca a importância desse ato altruístico e solidário para salvar vidas. Em Barra do Garças, a Câmara Municipal junto a UCT está liderando uma campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue, mobilizando seus servidores e a comunidade em geral para participarem desse gesto nobre.

O objetivo da campanha é a de aumentar o estoque de sangue nos hospitais locais e conscientizar sobre a importância da doação regular, Nilvacy Rodrigues Gonçalves, coordenadora do banco de sangue pontuou a importância da campanha, “ Essa é um iniciativa muito importante e que mais pessoas deveriam aderir, ao doar sangue você pode estar salvando até 4 vidas! Então graças a essa campanha da Câmara Municipal vários servidores doaram pela primeira vez, vendo que é um processo indolor e muito gratificante!”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Zé Gota (MDB), a campanha visa sensibilizar não apenas os servidores públicos, mas toda a comunidade, sobre a importância de ser um doador de sangue regular. "Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, queremos reforçar a mensagem de solidariedade e empatia. Um simples gesto de doação pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas", ressaltou.

Além disso, a campanha também busca desmistificar alguns mitos e receios em torno da doação de sangue, como o medo de agulhas e a falta de tempo. Para isso, a equipe do Banco de sangue de Barra do Garças, representada por Nilvacy Rodrigues e Kamila Freitas, esteve presente durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (10) onde explanaram sobre processo de doação, os requisitos para ser um doador e os benefícios tanto para quem recebe quanto para quem doa sangue.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os estoques de sangue costumam diminuir durante o período de inverno, devido às baixas temperaturas e às doenças sazonais. Portanto, a colaboração da população é fundamental para garantir que os hospitais tenham sangue suficiente para atender às demandas emergenciais.
Os interessados em participar da campanha de doação de sangue promovida pela Câmara Municipal de Barra do Garças podem obter mais informações nos canais de comunicação da instituição ou diretamente no hemocentro do município. A solidariedade não tem data marcada, mas o Dia Mundial do Doador de Sangue serve como um lembrete para reforçar a importância desse gesto altruístico que pode salvar vidas.

O banco de sangue do município funciona de segunda a sexta, das 07h às 10h da manhã e das 13h às 16h da tarde.