Câmara de Barra do Garças aprova primeira matéria pelo sistema digital

por Deógenes Nogueira publicado 07/11/2024 17h15, última modificação 07/11/2024 18h29
Antes da adoção do SAPL, cada matéria passava por um longo processo burocrático

A Câmara Municipal de Barra do Garças deu um importante passo rumo à modernização e à sustentabilidade ao aprovar, pela primeira vez, uma matéria legislativa por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O Requerimento 33, de autoria do vereador Dr. Neto (PMB), tramitou de maneira quase 100% digital dentro do sistema, um marco que destaca o compromisso da gestão com a agilidade, a economia de recursos e a consciência ambiental.


O processo digitalizado representa uma grande inovação para a Câmara. A assistente de redação Gabriela Martins destacou a importância do feito para o desenvolvimento do legislativo local: "Essa mudança agiliza muito o processo legislativo e, ao mesmo tempo, promove uma prática mais sustentável. Com a digitalização, tudo se torna mais rápido, econômico e, acima de tudo, mostra o quanto a atual gestão está comprometida com o meio ambiente".


Antes da adoção do SAPL, cada matéria passava por um longo processo burocrático. Todos os documentos eram impressos, exigiam assinatura de todos os vereadores e passavam por carimbos até alcançar o destinatário final. Agora, tudo ocorre de forma digital, facilitando o trabalho dos servidores e reduzindo drasticamente o consumo de papel. Marcos Wellington, gestor do SAPL na Câmara, explicou: "Hoje, a matéria é nato digital, ou seja, nasce e circula de maneira completamente online, o que torna o processo bem mais simples e limpo, do ponto de vista ambiental".


Rafael Azolini, redator de matérias do legislativo municipal, reforçou a importância da mudança: “Informatizar o processo legislativo demonstra muita inovação e sustentabilidade. Utilizar a tecnologia amplamente ao nosso favor economiza tempo e dinheiro público, permitindo oferecer um serviço de melhor qualidade para a população.” Para ele, o avanço simboliza o quanto a Câmara está engajada em trazer modernização e eficiência para o seu trabalho.


A transição para processos digitais reflete um dos principais lemas da gestão do Presidente Zé Gota (MDB): a educação ambiental. Sob sua liderança, a Câmara tem promovido diversas iniciativas internas de conscientização sustentável, e a mudança para um sistema digital reforça esse compromisso. Em sua fala, Zé Gota comemorou a conquista: “Essa é mais uma vitória para nós. Ver o quanto economizamos de dinheiro público e o impacto positivo que causamos no meio ambiente, reduzindo o consumo de papel com a digitalização, é motivo de orgulho. Precisamos usar a tecnologia e a informatização ao nosso favor.”


O autor do requerimento, Dr. Neto (PMB), também celebrou a inovação, orgulhoso por fazer parte deste novo momento da Câmara. “Fico muito feliz de fazer parte desse processo, e saber que uma matéria em meu nome é a primeira a tramitar neste sistema digitalizado é gratificante. É assim que devemos continuar trabalhando por Barra do Garças, pensando sempre na população e no meio ambiente,” destacou.


Com o SAPL, a Câmara Municipal de Barra do Garças se alinha a práticas modernas de gestão pública, oferecendo um processo mais eficiente e sustentável. A iniciativa não apenas promove uma economia significativa de recursos, mas também reforça o compromisso do legislativo com a inovação e a responsabilidade ambiental, beneficiando a cidade e seus cidadãos.