Câmara aprova contas do Poder Executivo do ano de 2018

por Deógenes Nogueira publicado 12/05/2021 19h46, última modificação 12/05/2021 19h46

A Câmara Municipal de Barra do Garças se reuniu na noite do dia 10/05, segunda-feira. Houve a participação do vereador José Maria (DEM) de maneira virtual, através de videoconferência.

Dentre as demais funções do Poder Legislativo Municipal, está a de fiscalizar as atividades do município e o funcionamento do governo exercido pelo Poder Executivo.

O objetivo é comprovar a probidade dos atos administrativos, a regularidade dos gastos públicos, a aplicação de valores e bens públicos e a execução fiel da lei orçamentária.

Com procedimento de controle externo sobre as contas prestadas do ano de 2018, da gestão do então prefeito Roberto Ângelo de Farias, o parecer das comissões desta casa foram favoráveis por 14 votos a um.

Foi possível observar que os pontos questionados foram esclarecidos e outras recomendações foram dadas ao chefe do executivo, tais como a de enviar documentos obrigatórios por meios eletrônicos a fim de assegurar os fatos contábeis.

Diante de uma população cada vez mais vulnerável e de situações de crise como a que estamos vivenciando, o assunto é de extremo interesse. Cabe à população e ao jurídico uma apreciação detalhada da prestação de contas apresentadas à Assembleia Legislativa Municipal.

Também esteve presente nesta sessão a cidadã barra-garcense Dr. Lieda, filha do ilustre vereador Manuel Pereira Brito, ex-presidente da casa, na década de 70. A advogada realizou uma explanação técnica da prestação de contas, esclarecendo pontos junto à equipe de contadores e auditores.

Os esforços pela transparência na prestação de contas do Município de Barra do Garças são visíveis no seu trabalho cotidiano, que pode ser acompanhado por este site e pelo Facebook e Youtube todas as segundas-feiras.