Audiência Pública Discute a Situação dos Fios de Internet em Barra do Garças

por Deógenes Nogueira publicado 10/10/2024 16h42, última modificação 10/10/2024 16h42

Na noite de 9 de outubro, a Câmara Municipal de Barra do Garças foi palco de uma audiência pública que debateu a problemática dos fios de internet expostos nos postes de luz da cidade. A iniciativa, proposta pelo vereador Jairo Gehm e reuniu representantes da câmara municipal, empresas de telecomunicações e a Energisa, com o objetivo de buscar soluções para os riscos e desconfortos que essa situação tem causado à população.

Jairo Gehm destacou a importância do debate, afirmando: “Esta audiência é um passo fundamental para trazer à tona um problema que afeta diretamente a segurança e a qualidade de vida dos nossos cidadãos. É nossa responsabilidade encontrar soluções viáveis.”
Durante a audiência, o vereador Pedro Filho adicionou ao debate o projeto de lei 025/2023, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realizar a proteção, alinhamento, remoção de cabos, fios ou similares excedentes, danificados ou sem uso, instalados por quem opera ou utiliza rede aérea no município. “Essa audiência pública vai nos ajudar a encorpar ainda mais essa legislação e com isso esperamos garantir que a cidade tenha uma infraestrutura organizada e segura, além de promover um ambiente mais estético para todos”, enfatizou Pedro Filho.

Moradores relataram diversas reclamações sobre a desorganização dos cabos, que muitas vezes ficam soltos e emaranhados, o que pode acarretar problemas de segurança e até interrupções no serviço. A Energisa também esteve presente, mostrando-se disposta a colaborar para resolver a situação.

Representantes das operadoras de internet presentes na audiência — JWL Telecom, Flash Fibra, FlashBarra Net, AllRede Telecom, Infobarra, Briw Telecom e Ilimitech Telecom — se comprometeram a revisar a instalação dos fios e a propor um cronograma de regularização. Um dos executivos declarou: “Estamos cientes dos problemas e vamos trabalhar em conjunto para garantir um serviço de qualidade e seguro para todos os cidadãos de Barra do Garças.”

A audiência foi marcada por um clima de colaboração e ao final do encontro, ficou acordado que novas reuniões serão realizadas para acompanhar os progressos das soluções apresentadas. A expectativa é que, com a união de esforços entre população e autoridades, a situação dos fios de internet nos postes de luz melhore significativamente, trazendo mais segurança e conforto para todos os barragarcenses.