Aprovado projeto de lei que disponibiliza maquinário a pequenos produtores agrícolas

por Deógenes Nogueira publicado 18/05/2021 15h50, última modificação 18/05/2021 15h52

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Garças que aconteceu nesta segunda-feira (17) foi entremeada por homenagens a pessoas queridas que se foram e celebração de importantes conquistas.

O vereador Zé Gota (PSDB) iniciou o expediente realizando uma homenagem aos policiais militares, mencionando a ocorrência que envolveu três meliantes e dez pessoas que foram feitas de refém numa fazenda na região de Barra do Garças.

Felizmente, a situação foi controlada pela força tática e pelo comando de ação rápida da polícia militar, que agiu de maneira a impedir possíveis tragédias.

Sobre o exaustivo combate à covid-19, o vereador Dr. Florizan (PROS) destacou as ações da comissão que tem participado de amplo debate com o prefeito Adilson Macedo (PSD) no intuito de ampliar e otimizar o atendimento aos pacientes com suspeita de Coronavírus.

A prefeitura se comprometeu a dar andamento a este centro o mais rápido possível, agilizando os processos de testagem e disponibilização de medicamentos para o tratamento desses indivíduos. O vereador ressaltou que esta comissão continuará se reunindo no intuito da proposição de novas ideias.

O Vereador Secreta Bike (PSB) destacou a reunião que realizou com importante deputado federal sobre as áreas da saúde e transporte no município de Barra do Garças e o olhar especial que os representantes do Estado de Mato Grosso no congresso nacional estão dispensando ao município de Barra do Garças.

O vereador Dr. Neto (PSB) tem trabalhado em situações que acometem o município tais como as questões de asfaltamento de bairros como o Morada do Sol, que está sendo providenciada pelo poder executivo.

Também mencionou de forma elogiosa o projeto de lei que foi votado nesta noite que trata do maquinário que vai dar mais qualidade de vida aos pequenos produtores. A divisão de renda no Mato Grosso ainda é muito deficiente. sendo os grandes produtores os principais detentores dos lucros, enquanto a agricultura familiar permanece com poucos incentivos.

O vereador Jairo Gehm (PRTB) reiterou as palavras do Dr. Florizan, ressaltando que o município de Barra do Garças está a um passo de se tornar referência no tratamento à Covid-19, especialmente quando o centro de tratamento for estabelecido.

Aproveitou para lembrar da necessidade de um olhar mais cuidadoso aos profissionais da enfermagem, enfatizando um projeto de lei que está em tramitação no congresso nacional há cerca de 30 anos e trata de uma jornada de trabalho e piso salarial dignos para estes profissionais.

O Vereador Dr. Jaime Rodrigues (MDB), fez questão de ressaltar a presença do ex-vereador Gustavo Nolasco na sessão e mencionou o pedido realizado a respeito sobre a recomposição salarial dos servidores municipais da cidade de Barra do Garças.

O presidente da Câmara, Vereador Pedro Filho, também destacou o empenho dos colegas vereadores na aprovação de demandas da população, em especial ao projeto de lei que foi aprovado nesta sessão sobre fornecimento de maquinário para a agricultura familiar.

Ele destacou as diversas perdas humanas desta semana, incluindo o ex-servidor do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) José Juarez, que faleceu em decorrência da Covid-19. José Juarez deixou na sua história a marca da preocupação com a agricultura familiar, fazendo parte de diversos projetos de reflorestamento. Uma moradora do assentamento Serra Verde enviou um áudio em homenagem ao Sr. José Juarez, carregado de muita emoção.

Por fim, foi aprovado o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Social e à Promoção da Agricultura Familiar. O município irá disponibilizar maquinários a pequenos produtores rurais. Serão três tratores, um caminhão caçamba, uma niveladora, uma patrola, duas carretas, duas lâminas de trator e entre outros. Esse projeto é uma luta de todos. Fortalecer o pequeno produtor, aumentando a produção de alimentos e gerando mais empregos e renda.