Aprovadas medidas de distanciamento para população receber auxílio com segurança

por nogueira — publicado 06/05/2020 10h26, última modificação 06/05/2020 10h26

Foi realizada, no dia 4 de maio de 2020, nesta segunda-feira, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Barra do Garças, onde foi discutido por videoconferência, questões relacionadas ao combate ao Covid-19.

Novamente o debate central girou em torno das questões de prevenção e atendimento às pessoas com suspeita, notificações e casos confirmados de Coronavírus. Atualmente, o Estado de Mato Grosso apresenta o número de vítimas confirmadas em 272 casos, com 14 mortes.

Até o domingo (3), a Secretaria de Saúde de barra do Garças divulgou números relacionados à Covid-19 no município. Já são cerca de cinco casos de infecção viral. Um deles ainda aguarda confirmação de testagem pelo Laboratório Central de Cuiabá (Lacen).

O primeiro caso registrado foi em 18 de abril. A vítima foi um senhor de 54 anos que veio a óbito em decorrência da infecção pelo vírus. Sua esposa e filha também foram diagnosticadas, tendo recebido alta no dia 26 de abril, após isolamento no hospital.

Outra situação que foi debatida foi a do caminhoneiro que apesar de não diagnosticado positivo para o vírus, mas por apresentar sintomas, assinou o termo de compromisso de isolamento. No entanto, viajou para o Estado de Tocantins e aguarda em quarentena para retorno. O questionamento foi levantado pelo Vereador Professor Alex Matos (Cidadania) em representação do povo, com relação aos protocolos legais que estão sendo tomados quando identificada tal situação. Outros parlamentares ressaltaram também a importância da compra de testes rápidos. Existe a opção de testagem por laboratório, com valor de R$150 a R$250. Portanto não é acessível à população.

Por este motivo, o presidente da Câmara, Vereador Joãozinho (Republicanos) destacou que há protocolos de atendimento à disposição para consulta no site do Ministério da Saúde. Alguns encaminhamentos, como o tratamento residencial, está dentro do protocolo, tendo sido recomendável pelos médicos quando não vêem a necessidade de internação. Hoje, o uso das máscaras é obrigatório para todos, em conformidade com estes protocolos.  Como o combate ao Coronavírus é algo novo para todos, os protocolos tendem a ser revisados constantemente.

Tudo o que tem sido possível fazer, por parte dos vereadores de Barra do Garças, para evitar o aumento do contágio na cidade está sendo feito. Inclusive foi aprovado o Projeto que dispõe sobre a limitação de tráfego de veículos por interdição temporária na Rua Valdir Rabelo (trecho entre as ruas Amaro Leite e Pires de Campos) e Rua Carajás, que são as vias das duas agências da Caixa Econômica Federal que estão efetuando o atendimento aos beneficiários do auxílio do Governo Federal. O objetivo é organizar as filas, evitando aglomerações no período de 7h da manhã à 13h, de segunda à sexta-feira, até o dia 29 de maio.