58º Batalhão do Exército recebe visita de vereadores para discutir malha asfáltica

por Deógenes Nogueira publicado 22/07/2021 16h33, última modificação 22/07/2021 16h33

Na tarde de 21 de Julho de 2021, o 58º Batalhão de Infantaria Motorizado (BI Mtz) recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças - MT, Pedro Filho (PSD), em companhia de Fabiana Corte (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Pontal do Araguaia-MT e de Rones Kley (Republicanos) - Presidente da Câmara de Vereadores de Aragarças-GO, com o objetivo de propor uma parceria entre os poderes para capitanear recursos junto às representações federais do estado do Mato Grosso e de Goiás, para implementar um projeto de recuperação da malha asfáltica da unidade.

Os vereadores foram recebidos pelo Comandante Cel Gomes Marques e pelo Cel Costa Reis, Subcomandante, ambos do 58° BIMTZ. A malha asfáltica do batalhão teve sua última reforma em 1978 e se encontra em estado de deterioração, assim como os cercamentos e estruturas ao redor. Será levantado um projeto para reestruturação da malha asfáltica e seu entorno sob responsabilidade das três cidades irmãs, sendo elas: Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT).

O projeto tem significado especial para o presidente Pedro Filho, que serviu ao exército neste mesmo batalhão no ano de 1989 antes de atuar como escrivão da Polícia Civil e também como professor na UniCathedral. Os coronéis agradeceram muito a iniciativa do presidente, elogiaram a atitude dos vereadores e se colocaram à disposição para as devidas providências.

O 58° Batalhão de Infantaria Motorizado tem atuado em prol da região do Araguaia em muitas frentes e recentemente disponibilizou todo o suporte para a vacinação contra a Covid-19 na cidade de Barra do Garças. No mês de Junho, chegaram a aplicar 1.140 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz destinadas à população do Vale do Araguaia pertencente às faixas etárias de 45 a 58 anos de idade e profissionais da educação.

Além disso, o Batalhão tem se engajado em causas comunitárias, como o Projeto Sentinela Sustentável, que atingiu o impressionante número de 8.134 kg de material reciclável recolhido na região de Barra do Garças, destinando esse material para a reciclagem. O Batalhão atende a cerca de 33 cidades nos estados do Mato Grosso e Goiás.

A parceria entre a sociedade civil e o exército brasileiro é fundamental para o desenvolvimento contínuo da região. Por isso, esta obra se faz necessária, melhorando a qualidade da malha asfáltica para os cidadãos da região do Araguaia continuem contando com o serviço do 58° BIMTZ.