Protagonismo Juvenil ajuda jovens de Indianópolis a desenvolver o gosto pelo estudo
A ideia do Projeto está muito ligada a colocar o aluno no centro de todas as etapas do processo educativo. “O programa pretende, entre outros pontos, discutir conceitos e comportamentos relativos à saúde dos adolescentes, sensibilizar os estudantes para a percepção de suas vulnerabilidades e fatores de proteção e risco, além de proporcionar atividades lúdicas capazes de reforçar os laços de afetividade e amizade entre eles”, explica o idealizador do Projeto.
Projeto de vida, prevenção ao uso de álcool e entorpecentes, cuidados com a saúde são alguns dos temas discutidos.
O projeto teve início em fevereiro com a ideia de trazer soluções para a escola que partam dos próprios alunos. E isso foi possível através das palestras onde os alunos foram instigados a participar e dialogar. “Juntos, buscamos soluções mais práticas para assuntos que muitas vezes parecem complicados”, contou a professora Leidiene.
Uma atitude que parece simples, mas que desperta no jovem a vontade de transformar. “Os alunos passaram a mudar o comportamento junto aos colegas e conseguiram melhorar as notas. Explica o Diretor Zé Antônio.
“Mobilizar os alunos para que eles se articulem e consigam, juntos, pensar em melhorias para a sua vida e a vida da comunidade é um dos grandes desafios da educação hoje. Um dos destaques do Projeto Protagonismo Juvenil foi o torneio esportivo interclasse que só foi possível com a parceria dos grandes profissionais: Professor Ademilson Santana e Professor Darley Chagas”, finalizou o professor Sivirino.