Escolas mobilizam a comunidade escolar para a participação no Avalia MT
O período para as unidades vivenciarem este movimento vai de 8 a 25 de agosto, fortalecendo assim um dos princípios da gestão escolar democrática, que é a participação coletiva.
A ação é parte do primeiro módulo do Avalia MT, cujo objetivo é analisar as práticas de gestão administrativa e pedagógica da escola, alicerçados pela práxis ação – reflexão – ação, buscando assim a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Essa avaliação é feita na escola e pela escola, que será representada por uma Comissão de Avaliação da Escola – CAE-PPP, que articula e organiza as discussões baseadas nas sete dimensões da gestão escolar dos Indicadores de Qualidade da Educação (MEC/2004).
A Comissão de Avaliação da Escola organiza os grupos de trabalho que são compostos por professores, técnicos, profissionais do apoio, pais ou responsáveis e alunos, tornando a escola um espaço democrático de todos e para todos.
Conforme a secretária adjunta de Gestão Educacional e Inovação, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marioneide Angélica Kliemaschewsk, “esse é o momento de fortalecimento da escola pública de Mato Grosso, pois a comunidade escolar é convidada a participar da construção do Diagnóstico da Realidade Escolar de sua escola, podendo construir coletivamente o Projeto Político-Pedagógico de sua escola e definindo assim o melhor caminho para a educação de seus filhos”, afirmou.
Segundo a secretária, este trabalho será desenvolvido em assembleia, com data escolhida pela própria escola, entre os dias 08 e 25 de agosto, conforme o cronograma do projeto Avalia MT.
O Avalia MT é um dos projetos do Pró-Escolas, do eixo Ensino, que tem como objetivo a melhoria da educação do Estado de Mato Grosso, tendo como base a participação da escola na construção dessa qualidade. O programa conta com uma série de ações e melhorias nos eixos de Ensino, Inovação, Estrutura, Esporte e Lazer, com o objetivo de melhorar a educação no Estado, diminuindo a evasão escolar e elevando os indicadores de ensino.