Arquivo Público participa da oitava Caravana da Transformação
Mapa da população de Cuiabá de 1795 e dos terrenos de erva mate em Mato Grosso de 1889, fotografias aéreas de cidades como, Itiquira de 1939, e Vera de 1973 e recortes de jornais da década de 70 referentes a divisão do estado que deu origem ao Mato Grosso do Sul, são alguns dos vários registros históricos que podem ser observados nos painéis da Exposição.
Edições impressas do Jornal de Hontem, um produto do site do Arquivo Público, elaborado pelos servidores e historiadores, Angelo Moraes e Lauro Portela, também estarão à disposição dos visitantes. Temas relacionados ao feminismo, futebol, à Constituição Federal, entre outros, são analisados em textos que levam em consideração, os fatos que já foram publicados em periódicos do passado.
Jornais de diferentes épocas com notícias da região do Araguaia e títulos de eleitores da região de Santa Rita do Araguaia da década de 30, irão fazer parte de uma atividade interativa em dois televisores. A história da cidade será abordada de maneira dinâmica de acordo com a escolha do visitante.
A Superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, e o Gerente de Documentos Escritos, Hilário Noriyuki, irão ministrar uma palestra destinada a 50 servidores públicos. O foco deste evento é a sensibilização sobre a importância da gestão de documentos enquanto ferramenta para o acesso e a transparência da informação.
Esta é a segunda vez que a equipe do Arquivo Público participa da Caravana da Transformação. Por meio da exposição, a instituição leva para outros municípios uma grande variedade de registros repletos de curiosidades da história de Mato Grosso e, através da palestra, conscientiza todas as pessoas que lidam com documentos tanto impressos como digitais, sobre a relevância da Gestão Documental.
Para maiores informações visitem o espaço do Arquivo Público, na Vila Olímpica em Barra do Garças, ou entrem contato nos telefones: (65) 3613-1800 ou 3613-1802.