Adalto de Freitas quer instituir programa de inclusão digital nas escolas rurais
Sempre atento às necessidades da população que vive na zona rural em Mato Grosso, em plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Adalto de Freitas (SD) usou a tribuna nesta terça-feira (27), para apresentar uma indicação ao secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários e ao secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, mostrando a necessidade de instituir programa de inclusão digital e uso pedagógico da informática nas escolas rurais. Serão disponibilizados computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais relativos ao tema.
“A inclusão digital é fator preponderante para o desenvolvimento econômico e social de qualquer nação, em especial ante o cenário globalizado, onde é imprescindível que a sociedade tenha conhecimento mínimo da utilização dos recursos de tecnologia da informação e dos recursos físicos disponíveis, tais como computadores e periféricos”, argumentou o parlamentar.
Conforme a justificativa, diariamente surgem novas tecnologias que requerem conhecimentos para sua aplicação. Ocorre também que nem todos possuem instrução básica de informática - como digitação e manuseio de programas elementares, sendo que esta situação se agrava no meio rural, onde a desigualdade no acesso às tecnologias é mais latente.
Para Barra do Garças, foram apresentadas duas indicações: uma propondo a aquisição de câmeras de videomonitoramento e a outra, a instalação da Escola Militar.
O parlamentar destacou a importância do videomonitoramento para o município. “A implementação do vídeo quer garantir a melhoria do serviço de segurança para a região e tem o objetivo de contribuir com a prevenção à violência, na questão de segurança, favorecendo sempre uma ajuda a mais para a população”, destacou.
Já a instalação da Escola Militar vem reforçar o setor educacional, que, segundo o deputado, a cidade é um importante polo de educação, ao destacar que diariamente se tem novos estudantes, oriundos de outros municípios circunvizinhos e do estado de Goiás. “È imprescindível para os estudantes a unidade da Escola Militar”, observou Adalto de Freitas.
Para Alto Boa Vista, foi solicitado pelo vereador Telmo de Almeida Santos, a necessidade de se disponibilizar estrutura física para instalação de um centro de diagnóstico para o município. Conforme a justificativa apresentada, existem equipamentos como aparelho de raios-X, que demandam local adequado para funcionamento.
“Reforço o pleito do vereador, uma vez que, com um espaço apropriado, os atendimentos poderão ser feitos no município, atualmente os pacientes precisam se deslocar para São Félix do Araguaia, a 100 quilômetros de distância, em péssimas condições de trafegabilidade, para realizar os exames necessários”
Para o município de Querência, o deputado apresentou uma indicação para pavimentação asfáltica de ruas e avenidas da Agrovila Brasil Novo.