Professor Sivirino organiza Corrida em aldeia Xavante

por bag — publicado 02/06/2017 18h45, última modificação 02/06/2017 18h45
Aconteceu no último sábado (27/5) a 1ª Corrida Dawara Povo a´Uwe Xavante, na aldeia Namukurá do complexo de aldeias São Marcos de Barra do Garças.

As competições tiveram a participação das categorias infantil, juvenil, masculino e feminino, num trajeto de 8 km e contou com mais de 300 participantes.

A 1° Dawara Povo A’uwe Xavante é um evento realizado pelo vereador Professor Sivirino (PSD), com o apoio da Barra do Garças Associação de Atletismo-BGAAT e da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Esportes, e tem o objetivo promover o bem estar e a saúde atrelado ao lazer, nas aldeias indígenas São Marcos.

A aldeia Namunkurá foi escolhida para ser o ponto inicial da corrida por se tratar de um lugar acolhedor às propostas do projeto Esporte e Cidadania.

As aldeias participantes foram Namunkurá, Hu’uhi, São Luiz, Sangradouro, São Gabriel, Santa Clara, Paranoá, Dom Romero, Nossa Senhora Auxiliadora, Santíssima Trindade, Tsioutu, Nova Vida, Santa Rosa, Evangélica de Deus, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nova Vida, São Marcos.

A Comissão organizadora da Aldeia Namunkurá fez um trabalho excelente e o vereador Professor Sivirino agradeceu aos colaboradores  Domingos, Hipólito, Benício, Clarêncio, Higino, Emiliano, Cristino, Gilberto, Alberto e Ubiratã, por todo apoio dado na organização do evento.

Além disso o vereador disse que a organização do evento ficou satisfeita com desempenho e a dedicação dos participantes, o que  tornou a 1ª Dawara Povo a’uwe Xavante um grande sucesso, alcançando o objetivo do evento: promover a integração através da prática de esportes.

Para o vereador fomentar o esporte nas aldeias é muito importante para levar cidadania aos indígenas. “Estar perto dos povos tradicionais é uma honra, eu só cresço como pessoa. Faço questão de apoiar toda iniciativa que promova o esporte e o bem-estar do povo A’uwe-Xavante”.

O vereador agradeceu também Maria Silvânia, Ademilson, Pedro, Darley, Supermercado Matos e  Hortiagro, pelo apoio e trabalho.

A próxima etapa do projeto acontecerá na Aldeia São Marcos, da Terra Indígena São Marcos no mês de agosto.

Confira os resultados:

Categoria geral; 1º lugar – Jeconias Tsere’edi – Aldeia Namunkurá; 2º lugar – Liédson Aihé’edi – Aldeia Namunkurá; 3º lugar – Pavoni Manatsitsadamrimiwe - Aldeia Namunkurá; 4º lugar – Silvio  Tserewê – Aldeia São Marcos; 5º lugar – Bolívar Warihodza - Aldeia Namunkurá

A premiação foi de R$ 500,00, R$ 300,00, R$200,00, R$100,00 e R$ 50,00 respectivamente.

As crianças e jovens também participaram ativamente e receberam medalhas de premiação.

Na categoria de 8 a 11 anos feminino destacaram-se:1º lugar – Augustinha;2º lugar – Ada Neta Ró’ónhihodza; 3º lugar – Lindaura; 4º lugar – Bercina;5º lugar – Juvenícia Pedawa

De 12 a 14 anos, feminino:1º lugar – Gení; 2º lugar – Tãnia; 3º lugar – Poliana; 4º lugar – Viviana;  5º lugar – Débora Pewa’u

Na categoria de 08 a 11 anos masculino destacaram-se: 1º lugar – Aldoneto; 2º lugar – lenilson Pariwawi; 3º lugar – Ptsero; 4º lugar – João Paulo Neto Tseredzaniwe;5º lugar – Jacó

De 12 a 14 masculino:1º lugar – Ritiwe Tseredzé; 2º lugar – Juninho Eller Tseretsé Pariwawi; 3º lugar – Rodrigo; 4º lugar – Rubinho Moritu Teihidzatsé; 5º lugar – Tássio