PROERD 2018 é lançado em Barra do Garças; Vereadores participam

por Konrad Felipe / Assessor de imprensa da Câmara Barra do Garças — publicado 31/01/2018 18h07, última modificação 31/01/2018 18h07
Combater o uso de drogas, a violência e a criminalidade na escola e na comunidade. Esse é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que foi lançado na tarde de terça-feira (30/1) no auditório do II Batalhão da Polícia Militar em Barra do Garças.

A apresentação do projeto contou com a participação dos vereadores Dr. Neto (PSB), Pebinha (PDT), Gustavo Nolasco (PSL), Zé Gota (PRB), Dr. Joãozinho (PDT), Murilo Valoes (PRB), além do secretário de educação, Albérico Rocha, diretores de escolas municipais de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

O PROERD é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, com a Polícia Militar do Mato Grosso, que visa a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, buscando a perspectiva do bem-estar social e um futuro mais digno.

A previsão é que as aulas tenham início após o carnaval e tem a duração de dois meses. Durante o lançamento do programa, foi debatido onde será o espaço destinados para as aulas. O secretário de educação disse que a prefeitura está buscando disponibilizar um espaço para o programa.

O sargento Fernandes será o instrutor do PROERD. Na cerimônia, o militar fez uma explanação sobre o programa e toda a metodologia adotada. “Vamos ensinar os nossos adolescentes a dizerem não às drogas. Não podemos cruzar os braços diante da realidade atual, e ver as nossas famílias sendo destruídas. Espero contar com a colaboração e o apoio das outras instituições que, junto a polícia, formam o tripé de sustentação do PROERD: a escola e a família”, disse.

As lições do programa objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ou mesmo do convívio das crianças e adolescentes.