Maria do Mercado receberá título de cidadã Mato-grossense

por Konrad Felipe/Assessor da Câmara de Barra do Garças — publicado 01/12/2015 18h35, última modificação 01/12/2015 18h52
O projeto de resolução nº 55/2015 de autoria do deputado estadual Baiano Filho (PMDB) aprovado pela Assemblei Legislativa do Mato Grosso, com base no que dispõe o Art. 26, inciso XXVIII, da Constituição Estadual, resolve, conceder à vereadora de Barra do Garças Maria do Mercado (PP), o Título de Cidadã Mato-Grossense.

O projeto de resolução nº 55/2015 de autoria do deputado estadual Baiano Filho (PMDB) aprovado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, com base no que dispõe o Art. 26, inciso XXVIII, da Constituição Estadual, resolve, conceder à vereadora de Barra do Garças, Maria do Mercado (PP), o Título de Cidadã Mato-Grossense.

A sessão solene de entrega de títulos acontece segunda-feira (7/12) às 19h30 no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” da Assembleia Legislativa em Cuiabá.

Em sua justificativa, o deputado faz um breve resumo da vida da vereadora.

Maria José de Carvalho, hoje vereadora e empresária do ramo de supermercado, conhecida e chamada pela comunidade barra-garcense de Dona Maria do Mercado.

Maria José de Carvalho, considerada pelo povo a vereadora popular em virtude da sua simplicidade e humildade, está no seu terceiro mandato como vereadora por Barra do Garças, é um destaque na Câmara de Vereadores de Barra do Garças – MT pela sua atuação nas questões sociais do município.

Iniciou sua carreira política na década de 90, em Dourado, estado de São Paulo, filha de lavradores humildes, é a primeira de cinco irmãos, ainda muito jovem, conciliava a escola com o trabalho, fez o ensino fundamental e o ensino médio em Dourado – SP, e formou-se em História na UNIVAR – MT.

Maria do Mercado casou-se muito cedo, separou e mudou para Barra do Garças em Mato Grosso na década de 70, trazendo nos braços dois filhos pequenos, Elaine Cristina Navarro e Paulo Rogério Navarro, foi mãe e pai, deu-lhes formação brilhante. Descobrindo que ali era o lugar para começar uma nova etapa da vida, em meio a tantas lutas e dificuldades, fato que não a desanimou só aumentou a sua vontade em trabalhar. Desde então nunca mais parou de trabalhar pelo município e região.

Maria do Mercado, empresária no comercio local bem sucedida, sendo uma das grandes defensoras das causas do Araguaia, sempre foi uma mulher que participou, defendeu e acreditou no progresso da Região, pelo seu esforço, dedicação e atenção ao povo em geral, foi convidada a viver a sua primeira experiência na política onde não pensou duas vezes, aceitou o convite para representar a sociedade barra-garcense em:

Em 1996 candidatou-se ao cargo de vereadora, não obteve êxito, ficou na suplência com 496 votos.

Em 2000 candidatou-se e foi a mais votada com 1.107 votos.

Em 2004 foi reeleita sendo a mais votada com 1.170 votos.

Em 2008 candidatou-se ao cargo de prefeita e não obteve êxito, mesmo assim continuou o trabalho social com a comunidade mais carente.

Em 2012 candidatou-se a reeleição e novamente foi eleita com 949 votos ficando em terceiro lugar no geral e a mais votada do partido.

Com a política no sangue, amor no coração, muita dignidade, Maria do Mercado continua no caixa do seu supermercado, atendendo as pessoas com carinho e respeito, procurando sempre atender as necessidades de cada um.

Maria José de Carvalho, ninguém conhece melhor o seu amor pelo município de Barra do Garças do que você mesma, você sabe o que sente quando vê o seu município avançar nas transformações sociais que tanto deseja, você mulher obstinada e aguerrida que entrou em campo com o seu grupo político campeão e escreveu o seu nome na história de Barra do Garças e do Estado de Mato Grosso.

Maria José de Carvalho pela imensa contribuição como mãe, profissional e mulher pública no município de Barra do Garças, demonstrações de estima a minha satisfação pela sua desenvolução.

Destarte, por todas estas razões apresentadas, por sua reconhecida capacidade profissional e por todos os relevantes serviços prestados, proponho a concessão do Título de Cidadã Mato-Grossense a Senhora Maria José de Carvalho, que indiscutivelmente merece todas as honras a respeito. Para tanto, apresento a proposição Legislativa e peço apoio dos Nobres Pares pela sua acolhida e merecida aprovação.