Levantamento aponta vereadores mais populares no Facebook

por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 01/02/2016 17h31, última modificação 01/02/2016 17h31
O Facebook tem sido uma das principais ferramentas de marketing na atualidade, e se tornou um dos focos para grandes empresas, artistas e políticos por ser um mecanismo de comunicação eficiente e rápido, um tipo de mídia de interatividade instantânea. Na maioria das vezes, as notícias chegam primeiro no Facebook e depois nos maiores jornais do país.

É raro um internauta que não tenha registro no Facebook e que não faça pelo menos uma visita diária na rede de relacionamentos. Há diversos casos de pessoas comuns que interagem diretamente com figuras públicas locais, nacionais ou até internacionais.

Em Barra do Garças, o Facebook ganhou força no meio político e, a disputa deixou de ser nas ruas ou em períodos eleitorais, para uma tela de computador durante todos os dias do ano. Foi isso que ocorreu durante esses três anos da 17ª legislatura. Levantamentos realizados nesse início de ano, mostrou quais dos vereadores possuem mais seguidores, entre os 15 parlamentares de Barra do Garças, na principal mídia social do Brasil, o Facebook.

O levantamento destacou o número de seguidores e de envolvendo nas “páginas e perfis pessoais” de todos os vereadores.

Em número de seguidores, destacou-se em primeiro lugar, o vereador Comandante Barbosa (PSD) com 17.425 seguidores, em segundo lugar aparece o presidente da câmara, vereador Miguelão (PSD) com 8.556 seguidores. Os dois parlamentares lideram o ranking em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Na terceira posição vem o vereador Kiko (PT) com 5.342 seguidores; na quarta posição, vereador Julio Cesar (PSDB) com 5.188; em quinto lugar, a vereadora Maria do Mercado (PP) com 5.038; em sexto, vereador Dr. Paulo Raye (PROS) com 4.983 seguidores; em sétimo, vereador Mandioquinha (PMDB) com 4.304; em oitavo, vereador Biroska (PSD) com 4.266 seguidores; em nono, vereador Celson Sousa (PV) com 3.115 seguidores; em décimo, vereador Pebinha (PSB) com 3.099 seguidores; em décimo primeiro, vereador Dr.Neto (PSD) com 2.989; em décimo segundo, vereador Zé Maria (PTB) com 2.240 seguidores; em décimo terceiro, vereador Dr. Joãozinho (PSB) com 1.704 e, em décimo quarto, vereador Joãozinho Cego (PMDB) com 1.437. O vereador Dr. Paulo Sérgio (PP) não pontuou por não possuir conta nas redes sociais.

Comandante Barbosa lidera, também, o ranking em número de envolvimento com suas postagens, número de pessoas envolvidas diretamente em seus perfis e FanPage e ainda é o parlamentar com o maior número de postagens frequentes semanais, média de 40 postagens registradas pelo Facebook. O vereador Miguelão aparece em segundo lugar neste relatório de pessoas envolvidas em suas publicações e na terceira posição, o vereador  Kiko.