Escola Nossa Senhora da Guia está com matrículas abertas para o Ensino Médio em Tempo Integral

por Konrad Felipe /Assessor de imprensa da Câmara Municipal do Garças — publicado 07/03/2017 17h10, última modificação 07/03/2017 17h58
Estão abertas as matrículas na escola estadual Nossa Senhora da Guia em Barra do Garças. A escola é a única do município fazendo parte das 14 escolas que o governo do Estado começa esse ano letivo com o ensino em tempo integral na rede estadual.

Estão abertas as matrículas na Escola Estadual Nossa Senhora da Guia em Barra do Garças. A escola é a única do município, fazendo parte das 14 escolas do governo do Estado, que começa esse ano letivo com o ensino em tempo integral na rede estadual.

A medida contemplará cinco mil estudantes de seis municípios. Inicialmente o Ensino Médio será a área atendida, fazendo parte do Pró-Escolas, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) que abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino e inovação, com foco na melhoria da aprendizagem.

Por telefone de Cuiabá onde participa da “Formação Inicial das Equipes Escolares de Ensino Médio de Tempo Integral”, o coordenador pedagógico da escola,  professor Ernandes Araújo, disse que espera uma melhoria dos índices da escola. “O estudo feito implanta uma nova proposta curricular, proporcionando professores selecionados, estudo orientado e práticas experimentais, além dos estudantes receberem três alimentações diárias”, explica.

Uma das principais finalidades da implantação do modelo será de reduzir os índices de evasão escolar. Regiões do Brasil onde o modelo foi implantado apresentaram melhores resultados nos quesitos educacionais. Em Pernambuco, onde o sistema funciona em 50% das escolas, a evasão escolar foi reduzida praticamente a zero e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) passou a ser o melhor do País.

Para estimular a aprendizagem, a grade curricular também deverá passar por algumas mudanças, tornando-se mais voltada às vocações de cada estudante. O aluno poderá escolher se aprofundar nas áreas do conhecimento que mais lhe despertem interesse. Além disso, é previsto o desenvolvimento de uma série de atividades culturais, educacionais e de incentivo a práticas esportivas.

Os documentos necessários para se matricular são: histórico, transferência escolar, RG e CPF, foto 3 X 4 e documentos do responsável. Das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h na secretária da escola, Rua I, Jardim Bela Vista, Barra do Garças-MT. O ano letivo começa na rede estadual na próxima segunda-feira (13/3).