Azul Linhas Aéreas sinaliza positivamente sobre a implantação de ponte aérea entre Barra Cuiabá, Goiânia e Brasília

por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças — publicado 12/05/2016 17h55, última modificação 12/05/2016 18h15
Na manhã de quinta-feira (12/5) o prefeito Roberto Farias (PMDB) com o Diretor de expansão da empresa Azul, Ronaldo Veras, deputado Max Russi (PSB) e o secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, deram uma coletiva a respeito da implantação da linha aérea ligando Barra do Garças as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília.

Na manhã de quinta-feira (12/5) o prefeito Roberto Farias (PMDB), o Diretor de expansão da empresa Azul, Ronaldo Veras, deputado Max Russi (PSB) e o secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, deram uma coletiva a respeito da implantação da linha aérea ligando Barra do Garças as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília.

O presidente da câmara, vereador Miguelão (PSB) e o vereador Ronaldo Couto (PMDB) representaram a Câmara Municipal na coletiva que também contou com a presença de secretários municipais.

O prefeito Roberto Farias disse que Barra está preparada para receber voos comerciais. “Os requisitos apontados para termos autorização para voos regulares foram concluídos. Esperamos em breve a visita dos técnicos da Anac para liberação dos voos regulares”.

O deputado estadual Max Russi (PSB) destacou a aprovação do projeto de lei do executivo estadual que deverá proporcionar uma redução de até 84% do valor da operação sobre a base do cálculo de ICMS na aquisição de QAV (querosene de aviação). “Fiz uma indicação ao governador para que ele criasse um projeto de lei que proporcionasse uma redução do ICMS no combustível de avião, e para nossa grata surpresa ele enviou um projeto de lei e foi aprovado. Agora nossa luta é voltada para que Barra do Garças em breve tenha voos regulares”.

O diretor da Azul gostou da cidade e espera definir nos próximos dias a linha Barra do Garças-Cuiabá. “Barra do Garças tem de fato um grande potencial, lugares lindos, é uma cidade muito viva e bonita, vamos reunir com nossa equipe técnica e com as autoridades para definir o cronograma nos próximos dias”, frisou Ronaldo Veras.

“Quero parabenizar o prefeito Roberto Farias que desde o primeiro dia de mandato busca colocar o nosso aeroporto em pleno funcionamento. São três anos e meio de muita luta para conseguirmos esse objetivo e creio que esse ano vamos ter voos para que possa alavancar o turismo da nossa cidade. Gostaria também de agradecer o deputado Max Russi que desde a primeira vez que visitou nossa cidade tem sido parceiro em levar ao conhecimento do governador as demandas de Barra do Garças. Creio que em agosto deste ano a Azul faça o seu primeiro voo”, destacou o presidente da câmara, vereador Miguelão.

Voe MT

O incentivo a ser dado será a redução de base de cálculo do ICMS incidente nas operações internas para aquisição de querosene de aviação que será progressiva de 20% a 84%. O percentual vai variar conforme a quantidade de municípios mato-grossenses atendidos pela empresa aérea, ou seja, quanto mais municípios atendidos, maior a redução. Atualmente as empresas pagam uma alíquota de 25% na compra do combustível.

Entre as normas para que a empresa seja enquadrada estão operar rotas aéreas de forma regular em dois ou mais municípios, nos casos de voos regionais e nacionais, e em pelo menos um nos casos de voos internacionais, comprovar a autorização para operar a rota pretendida, comprovar a regularidade junto à Fazenda Pública Estadual e junto aos órgãos de fiscalização e manter oficina de aeronaves no Estado.