AMAD distribui cestas básicas em Aldeia Indígena

por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara Municipal de Barra do Garças — publicado 20/02/2017 17h55, última modificação 20/02/2017 21h55
A comunidade indígena da Aldeia Nova Esperança, no complexo de aldeias da reserva São Marcos em Barra do Garças, recebeu com comemoração os alimentos doados pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD). A doação aconteceu no sábado (18/2) e contou com a participação do deputado federal Fabio Garcia (PSB), do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, do presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Miguelão (PSB) e do vereador Dr. Neto (PSB).

A comunidade indígena da Aldeia Nova Esperança, no complexo de aldeias da reserva São Marcos em Barra do Garças, recebeu com comemoração os alimentos doados pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD). A doação aconteceu no sábado (18/2) e contou com a participação do deputado federal Fabio Garcia (PSB), do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, do presidente da Câmara de Barra do Garças, vereador Miguelão (PSB), e do vereador Dr. Neto (PSB).


Ao chegar, a comitiva de autoridades foi recebida pela “dapraba” (passo do pé), dança Xavante realizada em comemorações especiais. Durante a entrega dos alimentos foi assinado, pelos membros da associação e as autoridades, o termo de doação que entregou 1020 Kg de Arroz, 200 Kg de Feijão, 200 Kg de Açúcar, 200  Litros Óleo de Soja, 100 Kg de Farinha de Trigo, 264 Litros de Leite UHT, 50 Kg de Café e 212 Kg de Frango.

 

 

 

 

 

O presidente da associação, João Carlos Sborchia, explicou como funciona a política de doações da associação. “Temos uma parceria antiga com o Governo do Estado, porque nós atacadistas entendemos que o dinheiro que ganhamos da sociedade deve ser retornado com políticas de ação social”.

 

 

Pela primeira vez em uma aldeia indígena, o deputado federal Fabio Garcia disse que é preciso criar políticas públicas que contribuam com a comunidade indígena. “Fiquei bastante sensibilizado pela receptividade e pela alegria das crianças e de todos. Enxergo que temos muito trabalho pela frente e desafios enormes. Quero colocar-me à disposição como deputado federal de Mato Grosso para poder ajudar a vencer os desafios que toda a nação indígena enfrenta em nosso país”.   


“Precisamos criar políticas públicas e ter um olhar diferenciado para comunidade indígena. As comunidades indígenas contribuem negativamente para o índice de IDH de Mato Grosso, atualmente o nosso IDH é o menor da região Centro-Oeste, ficando abaixo do índice do IDH nacional. Sem dúvida, o trabalho nas aldeias indígenas influenciam muito nesse índice. Creio que essa oportunidade é única em nossas vidas”, frisa o secretário da SETAS, Max Russi.

 

 

“Esse dia vai ficar marcado em nossas vidas, porque em ações como essa é que vemos a vontade dos associados da AMAD, secretário Max Russi e do deputado Fabio Garcia em atender a comunidade indígena. Estou sempre em convívio com o povo da floresta e das 46 aldeias que formam esse complexo. Gestos como esse nos emociona muito. Parabéns a toda a comitiva que acompanhou essa visita. Creio que a partir de agora, os deputados e todos que participaram vão buscar iniciativas que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas”, completou o presidente da câmara, vereador Miguelão.

 

“Quero agradecer a associação que fez essa parceria entre poder público e privado. Foi um prazer acompanhar a comitiva, quero frisar que o secretário Max Russi, grande liderança do nosso partido no Estado, e o deputado federal Fabio Garcia, liderança na Câmara dos Deputados, estão atentos ao que acontece nas comunidades menos assistidas em nosso Estado. Sabemos que é difícil direcionar políticas públicas para a comunidade indígena”, disse o vereador Dr. Neto que se colocou à disposição de todos para fazer a interlocução entre o Poder Público Municipal e as aldeias do município.

 

A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD)

Somos a entidade representativa do Seguimento Atacadista e Distribuidor, e trabalhamos para integrar as empresas associadas e representá-las junto ao poder Público e à Sociedade, abastecendo o seguimento varejista e contribuindo para a geração de receitas, empregos e desenvolvimento socioambiental.

Missão

Integrar as empresas associadas e representá-las junto ao poder Público e a Sociedade, abastecendo o segmento varejista e contribuindo para a geração de receitas, empregos e desenvolvimento socioambiental.

Visão

Ser uma entidade forte com credibilidade e representatividade social e com participação nas decisões governamentais, reconhecida como principal canal de abastecimento do varejo.

Valores

Ética - é a base do relacionamento com seus associados e para com a sociedade, respeitando seus limites.

Transparência - atitudes claras a parti das definições tomadas pela Associação, gerando credibilidade.

Associativismo - compromisso e envolvimento com os interesses coletivos.

A história

A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores teve a reunião preliminar para sua função em 07 de junho de 2000 na sede da Associação Mato-grossense de Supermercados, com o objetivo de formar uma comissão provisória para a função de Associação que respondesse aos anseios de Atacadistas e Distribuidores de Mato Grosso em relação a clientes, fornecedores e em suas relações com o Setor Público, visando o máximo de benefícios para as empresas associadas.

Participaram dessa reunião os senhores Antonio Domingos, Altevir Pierozan Magalhães, Fernando Mendonça, Oscar José Soares do Prado, Francisco J. Antunes de Souza, Sebastião dos Reis Gonçalves, Darci Torres, Luis Antonio Desidério, José Inácio Loução, Edmilson Francisco Kolling, Adilson Marra, Osvaldo Marques, Cleodemir José Martins e Manoel Felisberto C. de Assis.

Em seguida, 12 de junho do mesmo ano, além dos mesmos participantes da primeira reunião, ainda estavam presentes os senhores Clairton Pierozan Magalhães e Altair Pierozan Magalhães e assim fundaram a AMAD.

Vale ressaltar que a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores incentivou os empresários mato-grossenses para a fundação da AMAD. Ter uma filiada em cada Estado da federação era um dos objetivos da gestão de Paulo Penacchi à frente da Associação Brasileira na ocasião.

A primeira diretoria ficou assim composta:

Presidente

Antonio Domingos – Casa Domingos

1º Vice-Presidente

Altevir Pierozan Magalhães – Atacado Modelo

2º Vice-Presidente

Oscar José Soares do Prado – CED

Vice-Presidente para Assuntos Administrativos e Financeiros

Fernando Mendonça França – Atacado Mendonça

Vice-Presidente de Relações com Fornecedores de Alimentos

Francisco José Antunes de Souza – Tridone

Vice-Presidente Varejista

Darcy Torres – Atacadão

Delegado junto à ABAD

Altevir Pierozan Magalhães – Atacado Modelo

Na ocasião foi também eleito o Conselho Fiscal, tendo como Presidente o Sr.º Luis Antonio Desidério (Mika da Amazônia) e como membros os senhores José Inácio Loução (Distribuidora Babi) e Edmilson Francisco Kolling (Atacado Tapajós).

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.