Vereadores e Servidores participam de curso de capacitação do TCE-MT

por Rafael Spanholi / Assessoria da Câmara de Querência — publicado 21/08/2017 15h28, última modificação 21/08/2017 15h28
Colaboradores: Foto: Rafael Spanholi
Os Vereadores e Servidores da Câmara Municipal participaram do curso de capacitação realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Barra do Garças nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2017. Cerca de 110 vereadores participaram do Programa Democracia Ativa, entre eles 7 (sete) vereadores de Querência.

O Programa Democracia Ativa tem por objetivo capacitar os membros dos legislativos municipais para que eles sejam mais efetivos no exercício de suas funções. Os vereadores participaram de uma palestra sobre Proteção à Infância e Juventude e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também conheceram mais sobre as Peças de Planejamento dos orçamentos públicos, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Embora as leis sejam de iniciativa do Poder Executivo, os vereadores devem analisar e colocar as leis em votação.

Cinco servidores, e, o presidente da Câmara de Querência participaram do Programa Gestão Eficaz, que tem como objetivo levar informações úteis e relevantes aos servidores que atuam no dia a dia da administração pública. Os temas discutidos nas palestras, foram: Conceitos e Aspectos Polêmicos de Licitações Públicas, Contratos e Fiscalização de Contratos, Regime Jurídico dos Servidores Públicos, e Gestão de Frotas e Gestão de Programa de Alimentação Escolar.

O Presidente da Câmara Municipal de Querência, Vereador Valdenício Anjos (VAVÁ) disse que sempre que possível, encaminha servidores para se capacitarem cada vez mais, todo ano muda uma coisa ou outra, e é importante mantê-los atualizados e muito bem informados, a mesma coisa são os vereadores, alguns já conhecem bem a sua função, mas muitos são de primeiro mandato, e devem se capacitar para fazerem uma boa gestão.

Participaram do evento os vereadores: Domingos Roberti, Celso da Retífica, Marcos Amorim, Andrezinho, Profº Neiriberto, Keila Marques e o Presidente Vavá. Dos servidores, participaram: Gardenia Neri, Eli de Oliveira, Kelly Cristina, Marta Lúcia e Rafael Spanholi.