Vereador participa da “1ª Datoze A`Uwe Xavante de Futebol”

por Joseima Schirmer / Assessora vereador Professor Sivirino — publicado 19/01/2018 19h05, última modificação 19/01/2018 19h03
Aconteceu na quinta-feira (18/1) na aldeia São Marcos em Barra do Garças, a primeira “Datoze A`Uwe Xavante de Futebol” (Povo Xavante se diverte unido), evento esportivo que contou com o apoio do vereador Professor Sivirino (PSD).

Com 30 times Indígenas o campeonato teve início pela manhã e se estendeu até o final do dia. As equipes foram divididas em 10 grupos e as partidas aconteceram em 4 campos no centro da Aldeia São Marcos.

A primeira edição da Datoze de Futebol foi organizada pela Comunidade da Aldeia São Marcos, tendo a frente o Cacique Zé Maria, o professor Cristóvão e lideranças Xavantes com o objetivo de mostrar que o futebol ainda pode ser uma brincadeira que une o povo Xavante na luta e conscientização contra o uso de drogas.

Um dos apoiadores do projeto, vereador Professor Sivirino (PSD) disse que essa iniciativa só podia ser bem sucedida porque o futebol na aldeia manteve o ímpeto da brincadeira. “ A  vontade que eles jogam, a aplicação, a alegria, o interesse e o entusiasmo só fez com que todos fiquem cada vez mais unidos e menos individualistas. Foi uma movimentação muito grande, o que para nós está sendo motivo de satisfação e a certeza de que este evento marcou e veio para ficar”, lembrou o vereador.