Vereador mobiliza parceiros para instalação de ‘Casa de Amparo’

por Naiara Martins/Assessoria — publicado 08/08/2017 17h01, última modificação 08/08/2017 17h01
O vice-governador Carlos Fávaro e o deputado Estadual Baiano Filho foram chamados nesta sexta-feira, 04.08, a participar de um encontro para definir a instalação de uma casa de amparo e abrigo em Barra do Garças. O projeto tem a iniciativa do professor e vereador Sivirino dos Santos, que já possui um longo histórico de trabalho social no município, a exemplo da Casa do Atletismo para auxílio e resgate de atletas, e da recente instalação da Casa de Apoio em Barretos/SP que oferece espaço digno e acessível aos familiares e pacientes em tratamento de câncer.

Preocupado com o crescente número de pessoas em estado de vulnerabilidade ocupando as ruas de Barra do Garças, o vereador propôs a formação de um grupo de trabalho para a viabilização do abrigo. O projeto que conta com a participação de membros da Paróquia Nossa Senhora da Guia, empresários e líderes locais, passa a contar a partir de agora com o apoio do deputado Baiano Filho e do vice-governador Carlos Fávaro.

No encontro, o grupo propôs à Fávaro, que também responde pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a cessão da sede do INDEA em Barra do Garças para a instalação do abrigo. Segundo o vice, está em andamento um projeto para revitalização do espaço e instalação definitiva do INDEA, que hoje ocupa um prédio locado. Apesar da intenção do Estado, Fávaro assumiu o compromisso de avaliar a transferência ou não do órgão para o prédio, e se comprometeu em auxiliar o grupo na definição de outra área.

Baiano por sua vez, demonstrou a necessidade urgente da implantação de medidas capazes de mitigar os danos sociais causados às pessoas em estágio critico de vulnerabilidade, a exemplo dos usuários de drogas, álcool; crianças expostas a cenários de prostituição e até mesmo a casos recorrentes envolvendo a presença de crianças indígenas. “Governador, todos aqui são testemunhas da dedicação e do envolvimento do professor Sivirino nas causas sociais, todos aqui são seus parceiros nos mais diferentes projetos e nas mais diferentes circunstâncias, e em nome desse histórico te pedimos que avalie a possibilidade de ocupação do prédio, ou nos auxilie no encaminhamento de outra área”, sensibilizou o deputado ao sugerir também a destinação do prédio da antiga Ciretran.

Sivirino destacou o comprometimento de parceiros, como os empresários Eduardo Moura, que reside em Barra do Garças e assumiu a presidência da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (AGER), e Ubaldino Rezende, além do deputado Baiano Filho que mantém uma relação estreita de apoio à Casa do Atletismo há mais de 10 anos.

Sobre a Casa de Apoio em Barretos, Sivirino acrescenta que a participação dos empresários Everton Chaves, presidente da Associação dos Portadores Oncológicos de Barra do Garças (APOBAG), e do médico Adriano Carboni garantiram aproximadamente 4 mil hospedagens em apenas seis meses. A Casa é gerida pela associação, e mantida por meio de doações e ações voluntárias entre amigos e parceiros.