UFMT e prefeitura firmam parceria para implantação de museu na Barra

por Secom/BG — publicado 24/02/2016 15h25, última modificação 24/02/2016 17h35
O prefeito Roberto Farias recebeu terça-feira (23/2) na prefeitura de Barra do Garças a visita de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que estão com o projeto para implantar um Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) no município que será instalado numa parceria com prefeitura no Parque Grimalda.

A ideia consiste num espaço que possa resgatar a história de animais que já habitaram a região e alguns exemplares vítimas de atropelamento foram empalhados nesse projeto. São animais tipicamente do cerrado.

A professora e doutora Márcia Cristina Pascotto e professor e doutor Silvio Couturato informaram que já dispõem de R$ 300 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) para implantação do museu. O prefeito Roberto Farias achou muito interessante o projeto e disse que a prefeitura será parceira cedendo o Parque Grimalda para instalação do museu.

O museu irá resgatar a história do cerrado e também do povo de Barra do Garças, foi sugerido também que seja feito um resgate histórico dos pioneiros para colocar neste museu. As fotos antigas sendo digitalizadas para o público acompanhar. E o parque Grimalda servirá para o projeto devido ao tamanho de sua área.

Durante a visita ainda foi sugeriu que no futuro o projeto da UFMT seja expandido para um zoológico para trabalhar com aqueles animais que já não conseguem mais voltar ao habitat natural.

Durante a conversa o prefeito de Barra do Garças ligou para o empresário Marcelo Soler para pedir a participação da Faculdade Univar nesse projeto. A Univar com o curso veterinário pode ajudar na expansão do zoológico e o Marcelo mostrou-se disposto a ajudar.

Ao final da audiência, os professores da UFMT saíram satisfeitos com a disposição da prefeitura em apoiar o projeto Museu de História Natural do Araguaia. “Nós já temos vários animais empalhados e pesquisas sobre animais e plantas do cerrado e queremos expor esse material para comunidade”, destacou o professor Silvio.

Recentemente a UFMT realizou um trabalho de monitoramento no alto da Serra Azul onde flagraram vários animais raros entres uma família de onça pintada. “Nós conseguimos imagens de animais na serra que também vão estar disponíveis nesse museu” finalizou a professora Márcia.

A intenção é que o museu esteja montado para visitações na temporada de praia deste ano.