UCMMAT realiza Encontro de Vereadores do Médio Araguaia nesta sexta-feira

por Dayane Senna / Assessoria UCMMAT — publicado 11/05/2017 14h19, última modificação 11/05/2017 14h19
A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), realiza nesta sexta-feira (12.04), a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Pontal do Araguaia, o 1º Encontro de Vereadores do Médio Araguaia.

O evento terá a participação de vereadores de seis municípios do Médio Araguaia: Pontal do Araguaia, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Ponte Branca e Torixoréu. “O encontro representa um marco histórico para Pontal do Araguaia, por sediar um evento político regional, pela primeira vez. O momento é muito relevante para nós, por estar sediando o evento, todavia, os debates regionais fortalecerão políticas públicas de todos os municípios, a exemplo da MT 100, o fortalecimento da bacia leiteira e as políticas voltadas para a criação de gado de corte”, ressaltou o coordenador do polo regional da UCMMAT, vereador por Pontal do Araguaia, Claudio Freitas (PDT).

O encontro terá a presença do presidente da UCMMAT, vereador por Acorizal, Rafael Piovezan, secretário Nacional de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, presidente da Associação Mato-grossense os Municípios, Neurilan Fraga e do presidente do Tribunal de Contas de MT, conselheiro Antônio Joaquim.

Este é o terceiro encontro que a UCMMAT realiza no estado, após a posse da nova diretoria da entidade. A descentralização foi a principal promessa de campanha do presidente Rafael Piovezan, que já levou cursos de capacitação, onde é tratado sobre novos modelo de prestação de contas, funcionamento do legislativo municipal, criação de projetos de leis, como fiscalizar o executivo, e entre outros assuntos pertinentes ao vereador.

“Iremos em todas as regiões do estado, muitos vereadores não tem condições de se deslocar até Cuiabá para participar de cursos, ou até mesmo de obter os serviços oferecidos pela nossa entidade. Assinamos parceria com a Assembleia Legislativa, e isto irá aumentar nossa planilha de cursos nos encontros. Temos um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas de Mato Grosso, assinado desde 2014, e isto tem propiciado um trabalho em conjunto, em prol de um parlamentar capacitado para legislar. Aproveito para parabenizar este órgão, que tanto vem fazendo pelo legislativo municipal, com o programa Democracia Ativa. Outro grande parceiro da UCMMAT, é a AMM, que ficou afastada da nossa entidade na gestão passada, mas que resgatamos e vamos trabalhar juntos pelo municipalismo”, informou Piovezan.