UCMMAT e AL lançam cursos para Vereadores

por Dayane Senna/Ascom-UCMMAT — publicado 11/12/2015 18h40, última modificação 11/12/2015 18h41
Uma grande festa marcou o encerramento dos trabalhos de 2015 da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), com a participação de mais de trinta presidentes de Câmaras Municipais do estado, presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Valdir Teis, conselheiro do TCE/MT, Antonio Joaquim.

Na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de MT, deputado Guilherme Maluf lançou os cursos de capacitação para vereadores, que serão ministrados no próximo ano, fruto de uma parceria entre as duas entidades. “Esta parceria vai contribuir para o crescimento do parlamento municipal, além de unir o legislativo municipal e estadual. A vereadora Edileusa está de parabéns por este evento, pelo trabalho que vem desenvolvendo na UCMMAT, buscando valorizar os vereadores”, disse o deputado Guilherme Maluf, que recebeu das mãos da presidente da UCMMAT, vereadora Edileusa Ribeiro uma homenagem, Comenda do Mérito Legislativo.

A presidente da UCMMAT, vereadora Edileusa agradeceu o apoio dos vereadores, do Tribunal de Contas e da Assembleia Legislativa. “Quero agradecer o apoio que temos recebido de todas as autoridades do estado, esta festa é resultado de um trabalho feito com transparência e credibilidade. Eu sei como é difícil o nosso trabalho, são 32 anos no legislativo municipal, e na maioria das vezes não temos reconhecimento, hoje tenho orgulho de homenagear meus colegas vereadores, é um marco para minha história política e principalmente para UCMMAT”, disse a presidente da UCMMAT, vereadora Edileusa Ribeiro.

Um dos homenageados, o conselheiro Antônio Joaquim, que no próximo dia 17, toma posse como presidente do Tribunal de contas, ressaltou que a homenagem é resultado de uma parceria bem sucedida. “Nós iniciamos este ano um trabalho importante de capacitar o legislativo municipal para fiscalizar o executivo com responsabilidade, e ser homenageado pela UCMMAT, é um privilégio”, disse o presidente eleito do Tribunal de Contas de MT, Antônio Joaquim.

Para o presidente do TCE/MT, o trabalho em conjunto com os poderes Legislativo e Executivo possibilita uma gestão eficaz nos municípios. “Recebemos com muita satisfação, percebemos que há um carinho da UCMMAT em relação ao Tribunal de Contas. Não pode mais ser aquele órgão que apenas aponta irregularidades e multa o gestor, temos que ser amis proativo do que punitivo. Levar este conhecimento técnico para o legislativo e executivo faz com que aconteça um melhoramento nos serviços públicos”, salientou Valdir Teis.

A solenidade contou com a presença do deputado estadual, Wagner Ramos (PR), Presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB) e demais autoridades de diversos setores da sociedade.