Tribunal de Contas lança aplicativo para celular do software Geo-Obras Cidadão

por Assessoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso — publicado 31/08/2017 15h15, última modificação 31/08/2017 15h15
Depois de desenvolver e atualizar o módulo Geo-Obras Cidadão em março deste ano para o desktop, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, em primeira mão, nesta segunda-feira (28/08), o aplicativo homônimo para celular. O software permite acessar serviços como a Ouvidoria da instituição de controle externo, através da qual se pode comunicar irregularidades, reclamações, elogios e sugestões e, também, o próprio Geo-Obras, possibilitando localizar obras públicas georreferenciadas, ou seja, próximas ao usuário, elencando todas as minúcias do empreendimento, como início e previsão de término, valor inicial, aditado e total e a situação atual da obra.

Conforme explicou a secretária de Tecnologia da Informação, Simone Pelegrini, caso o usuário queira acompanhar um empreendimento específico, basta registrá-lo no botão "favorito" e, a partir daí, cada movimentação envolvendo a obra e seu processo notificará o interessado ou interessada. Para fazer este acompanhamento personalizado, é preciso se cadastrar com CPF e senha, mas para navegar e enviar fotos e documentos, pode-se fazê-lo anonimamente.

Simone Pelegrini, secretária de Tecnologia da Informação do TCE-MT

A ideia, de acordo com a secretária, é a de que os cidadãos auxiliem em tempo real o Tribunal de Contas de Mato Grosso na fiscalização das obras públicas. "Além disso, essa ferramenta será mais um elo entre a instituição e a sociedade, entre o controle externo e o controle social", definiu.

À frente da criação do software Geo-Obras em sua primeira gestão como presidente do Tribunal de Contas no biênio 2008 e 2009, o conselheiro Antonio Joaquim definiu como "grandioso" mais este passo em prol dos interesses da sociedade que almeja uma comunicação mais rápida e direta. "O Tribunal de Contas caminha de forma inexorável para este rumo da modernização, sendo cada vez mais útil para a sociedade. Percebemos uma atuação mais prática para a vida das pessoas, então saio com essa convicção de que deixei minha contribuição valiosa para esta instituição e acredito que irei continuar contribuindo nos próximos ofícios que ocuparei futuramente", afirmou o conselheiro, que se aposentará do Tribunal de Contas no início de outubro.

O aplicativo Geo-Obras Cidadão está disponível para download na Play Store para todos os celulares com sistema operacional androide. A previsão é de que, nos próximos meses, também já esteja disponível ao sistema operacional IOS.