Servidores da Secretaria de Esportes participam de capacitação contra incêndio e pânico

por SECOM-BG — publicado 31/05/2017 17h19, última modificação 31/05/2017 17h19
Na data de hoje (31) e amanhã a equipe de servidores da Secretaria de Esportes participam de um treinamento para Brigadistas contra incêndio e pânico.

Na data de hoje (31) e amanhã a equipe de servidores da secretaria de esportes participa de um treinamento para Brigadistas contra incêndio e pânico.

A capacitação é uma exigência para a renovação da certidão de Regularidade do Ginásio Arnaldo Martins. O curso que está sendo ministrado por Wilson Fernandes Filho contempla aulas teóricas e práticas, no intuito de estimular a integração entre os participantes e permitir a formação adequada com táticas contextualizadas.

O coordenador de esportes José Salamoni disse que “o curso proporciona conhecimento sobre como prestar os primeiros atendimentos em uma situação emergencial e evitar o caos e minimizar os possíveis danos pessoais, patrimoniais e materiais. Desta forma, nossa equipe está capacitada para lidar com essa situação”, completou.

Obrigatoriedade dos cursos

O Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico prevê capacitação obrigatória aos funcionários ou servidores de um prédio, para que formem a brigada de incêndio para combate e primeiros socorros em área pré-estabelecida.

Brigadas

Brigadas de incêndio são grupos de profissionais que desenvolvem as atividades iniciais durante um sinistro, enquanto equipes especializadas não chegam ao local. Os brigadistas devem focar no risco potencial vivenciado em prédios ou condomínios verticais, conhecer o plano de emergência da edificação, participar de exercícios de simulação, entre outras funções.