SEMA libera subida de fiéis pela escadaria na serra em Barra do Garças

por Leory Willian/Secom-BG — publicado 14/03/2016 17h50, última modificação 14/03/2016 17h50
A prefeitura de Barra do Garças por meio da secretaria de Turismo informa a população que a tradicional subida ao Cristo no período de páscoa está liberada no dia 25 de Março deste ano.

A permissão para a subida dos fies será somente pela escadaria do Cristo no horário das 5hs da manhã até às 12hs do dia.

O evento religioso faz parte do calendário turístico da cidade e leva em torno de 5 mil pessoas ao Mirante do Cristo no alto da serra. A subida acontece por escadaria com 1.400 degraus com direito a parada de descanso e corrimão.

A romaria na Serra Azul tem 50 anos e acontece toda a sexta-feira santa. Surgiu através de populares que subiam o morro para agradecer por milagres alcançados.

No início, as pessoas subiam se agarrando na vegetação e nas pedras da serra. Em 1987, o ex-prefeito Carolino Gomes dos Santos construiu no alto da serra uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro e com isso aumentou o número de fiéis visitando o parque.

Em 1993, o ex-prefeito Wilmar Peres fez a escadaria da fé com 1.400 degraus com corrimão e paradas de descanso para a segurança dos romeiros fato que triplicou as visitas no parque.