Sema atende 286 pessoas na Caravana da Transformação

por Fernanda Nazário | Sema-MT — publicado 10/08/2017 14h06, última modificação 10/08/2017 14h06
Foram esclarecidas dúvidas sobre pesca, Cadastro Ambiental Rural e licenciamento ambiental

Durante os quatro dias em que a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) disponibilizou serviços na programação da Caravana da Transformação, realizada em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), 286 pessoas foram atendidas. A maioria delas procurou o estande para esclarecer dúvidas sobre pesca, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e licenciamento ambiental.

O secretário da Sema e vice-governador, Carlos Fávaro, fez um balanço positivo da participação do órgão e ressalta que a proximidade com a população é importante para uma gestão mais eficiente. “Nossa missão é conservar o meio ambiente, mas só vamos alcançar essa meta se trabalharmos juntos com a população. E a Caravana serve como uma extensão do trabalho da Sema, em que levamos informação para que as pessoas abracem as causas ambientais”.

O atendimento foi realizado entre os dias 03 e 06 de agosto. O ouvidor do órgão ambiental, Concélio Ribeiro Júnior, também esteve no evento para registrar as denúncias da população e tirar dúvidas na área ambiental. “Recebemos muitas pessoas que estão distantes da sede da instituição ou não sabem como fazer denúncias. Elas ficaram felizes de ver que podemos chegar a elas graças a Caravana, isso é muito gratificante”.

Balanço de atendimentos

Em 2016, a Sema atendeu cerca de 1,2 mil pessoas durante as Caravanas da Transformação realizadas em setembro e novembro nos municípios de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte da capital) e Canarana (823 km a Leste de Cuiabá) respectivamente. A maioria delas participou das palestras realizadas pela secretaria para esclarecer dúvidas sobre a legislação ambiental, educação ambiental e pesca. Durante os dois eventos também foram emitidas 236 carteiras de pescador amador e doadas 3,6 mil mudas de árvores.