Segundo dia de atendimentos registra 256 cirurgias oftalmológicas

por Julia Oviedo | Gcom-MT — publicado 04/08/2017 11h45, última modificação 04/08/2017 11h52
O segundo dia da 8ª edição da Caravana da Transformação finalizou com 256 cirurgias realizadas, 991 consultas e 5.046 procedimentos oftalmológicos. A expectativa é de que nesta quinta-feira (03.08), mais de 900 pessoas sejam atendidas no evento, que ocorre até o dia 11 de agosto, na Vila Olímpica, em Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá).

Também nesta quinta-feira, têm início os atendimentos pós-operatórios, que ocorrem na Escola Estadual Norberto Schwantes, próxima ao local de realização do evento. O primeiro pós-operatório que os pacientes devem fazer é 24 horas após o procedimento. Sete dias e 30 dias depois são os outros dois pós-operatórios que os pacientes devem retornar.

Para esta quinta-feira, os atendimentos da chamada “demanda espontânea”, que são direcionados a pessoas que não passaram pela triagem na Secretaria Municipal de Saúde, já terminaram, devido à grande procura na quarta-feira. Nesta sexta-feira (04.08), será feito o controle para a entrada de 400 pacientes deste tipo de atendimento

“Nem todo mundo teve condições de procurar a Secretaria de Saúde para ser regulado e agendado para o atendimento durante a Caravana. Por isso, estamos recebendo bastante demanda espontânea e utilizando senhas para organizar e dar mais celeridade ao atendimento”, explicou o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.

O secretário-adjunto da Defesa Civil e coordenador de Estrutura e Logística da Caravana, Ten. Cel. BM Abadio José da Cunha Junior, montou uma escala de trabalho da equipe para o período noturno, já que muitos pacientes têm chegado de madrugada para o atendimento. Caso as vagas terminem, os pacientes saberão na hora que chegarem ao local do evento.

“Não há motivos para preocupação. Para esta quinta-feira (03.08), temos 400 vagas e até a próxima segunda-feira, último dia de consultas, teremos 600 vagas diariamente, o que nos leva a concluir que conseguiremos atender a população de Barra do Garças”, frisou Cunha.

Cidadania
Nesta quinta-feira também começam alguns serviços de Cidadania ofertados de modo experimental nesta Caravana. A população terá acesso aos serviços de documentação, como RG, CPF, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além das iniciativas da Galvan Cabelereiros, como cortes de cabelo, sobrancelha, hena, entre outras.

  • Já na sexta-feira e sábado (04 e 05 de agosto), todas as secretarias do Governo do Estado estarão presentes com serviços de Cidadania, como a realização de oficinas, palestras, exposições, orientação jurídica, confecção de Boletins de Ocorrência, testes de DNA, confecção de Carteira de Pescador Amador, espaço recreativo, entre outros.