Seduc leva serviços para Caravana da Transformação em Barra do Garças

por Viviane Saggin | Seduc-MT — publicado 02/08/2017 17h27, última modificação 02/08/2017 17h27
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) marca presença na 8ª edição da Caravana da Transformação, promovida pelo Governo do Estado, em Barra do Garças (a 515 km de Cuiabá), no Complexo Esportivo Pedro Paulo de Medeiros – a Casa do Atleta. Nos dias “D” do projeto (03, 04 e 05 de agosto), a Seduc oferece diversos serviços e entretenimento à população.

Entre eles, estão aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é instruir e preparar estudantes da rede pública para a prova que dá acesso ao Ensino Superior.

A atividade ocorre na quinta-feira (03.08), das 8h às 11h, e das 19h30 às 21h30, no auditório Fernando Peres de Faria, anexo à Prefeitura. Já na sexta-feira (04.08), será das 8h às 11h, no espaço da Caravana.

O projeto é uma parceria da Seduc com o professor de Linguagens, Sérgio Cintra, que há anos atua na preparação de estudantes para o Enem, com o projeto “Redação Nota 1000”. Serão abordadas técnicas de redação e dicas para o Exame, além de desenvolver o conhecimento e trabalhar com as inseguranças dos estudantes.

Já os jovens e adultos que não concluíram os estudos poderão tirar dúvidas e fazer a inscrição para o Exame Supletivo Online. A prova avalia as competências para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Pessoas que estudaram por conta própria ou por programas, mas não estão ligadas a nenhum programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se inscrever nesses exames para pleitear o certificado.

Os gestores escolares também contarão com uma equipe à disposição para tirar dúvidas e buscar orientações quanto à prestação de contas das unidades. Também será realizada a entrega de carteirinhas funcionais para profissionais da Educação.

Os estudantes que passarem pelo local poderão conferir na prática o conteúdo estudado em sala de aula, com as demonstrações de algumas experiências, ministradas pelo professor de Física, Beine José da Silva.

Uma delas é o Globo de Plasma, que evidencia a ação do campo eletromagnético interagindo com objetos em volta do globo de plasma. O plasma é o quarto estado físico da matéria.

Outra atração é o jogo de cartas "Lei de Coulomb" – relacionado com o fenômeno da eletrização por atrito, contato e indução, cujo objetivo é proporcionar aprendizagem significativa dos conceitos de eletrização. Na segunda fase do jogo, os jovens estudam a força coulombiana. Além de Prisma, Laser, Rede de Difração, Bobina de Tesla – que consegue gerar elevado campo eletromagnético – e transmissão de energia por ondas eletromagnéticas.

Estudantes da rede estadual de Educação também exibirão no estande trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Será possível, ainda, fazer uma foto no cenário de mesa de formatura, montado especialmente para proporcionar uma lembrança às crianças.

Além disso, uma equipe da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer irá promover jogos e recreação para a criançada, como pula-pula, tênis de mesa, dama, xadrez e badminton.