Seduc anuncia construção de Centro Integrado em Barra do Garças

por Helson França - Assessoria/Seduc-MT — publicado 03/02/2017 18h48, última modificação 03/02/2017 18h48
Colaboradores: Foto: Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara Municipal de Barra do Garças
Em visita ao município de Barra do Garças (509 km de Cuiabá) para divulgar o Pró-Escolas, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, anunciou, nesta quinta-feira (02.02), a construção de uma escola do mais alto padrão já projetado pela Seduc-MT.

A nova unidade, a ser erguida no bairro Nova Barra, será do tipo Centro Integrado Ensino e Comunidade (CIEC), uma novidade da Seduc pensada para tornar o ambiente escolar mais saudável e convidativo à busca pelo conhecimento. Para este ano, a Seduc prevê iniciar a construção de 15 centros integrados em Mato Grosso.

As escolas desse modelo contarão com 18 salas de aula, com capacidade para atender até 540 alunos por turno; infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e luz, por meio da utilização de sistemas de reutilização de águas pluviais, placas de captação de energia solar e iluminação em LED.

As salas de aula possuirão o pé direito alto e serão todas climatizadas. Laboratórios de informática, bibliotecas, quadras poliesportivas e internet wi-fi por toda a escola também constam no projeto da Seduc.

“Temos o compromisso de levar os melhores equipamentos para os lugares que mais precisam. Estamos muito contentes em avançar com a iniciativa em Barra do Garças, que focará no Ensino Médio. Estamos em diálogo permanente com os profissionais da educação e toda a comunidade”, pontuou Marrafon.

A construção de uma nova unidade de ensino em Barra do Garças vai ao encontro de uma antiga reivindicação dos moradores. O prefeito do município, Roberto Farias, informou que a área do Nova Barra – que está nas proximidades de bairros como São José, Vila Maria, Palmares e Novo Horizonte  –  cresceu muito, sem, contudo, ter uma escola para atender à população.

“A construção dessa escola será importantíssima para trazer mais qualidade de vida e dignidade a toda a comunidade, sobretudo aos estudantes", enfatizou o prefeito.

O programa

O Pró-Escolas é um programa que abrange o desenvolvimento de ações nas áreas de Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte, com foco na melhoria da aprendizagem e redução da evasão escolar. Após ser apresentado e discutido com toda comunidade escolar e população, será lançado pelo Governo do Estado, nos próximos meses.

Na semana passada, o secretário Marco Marrafon esteve em Juara, Juína e Tangará da Serra, onde o programa foi bem recebido por toda a comunidade. No dia 27 de janeiro, a iniciativa foi levada à população de Jaciara, onde foi realizada a quarta edição da Caravana da Transformação. A Seduc Interativa também passou por São Félix do Araguaia no início da semana.