Secretário da SECID assina convênios importantes para o Município

por Secom-BG — publicado 15/04/2016 13h52, última modificação 15/04/2016 13h52
O Secretário da SECID Eduardo Cairo Chilleto participou de uma reunião com o Prefeito Roberto Farias, Secretários Municipais e vereadores tratando de assuntos relacionados a convênios, habitação, saneamento, mobilidade e obras públicas. Na ocasião o Secretário apresentou o Geo cidade, software de Geo referenciamento facilitando o planejamento em diversos setores que será repassado sem custos ao Município, “viemos para conhecer a situação das cidades de perto e comecemos pela região Araguaia, um dos projetos que apresentamos é o Geo cidade que será uma ferramenta muito importante que proporcionará um acompanhamento bem como atualização de imóveis nos Municípios”, destacou o Secretário.

Outra novidade da parceria do Estado com o Município através da SECID é o projeto habitacional ‘Vida Nova’ que contemplará famílias com renda de até 3 salários mínimos, com bolsa de construção e assistência técnica para a construção de casa com 50 m² em terreno próprio e ampliação cômodos, banheiro, reservatório elevado, execução de foça e sumidouro, substituição de madeiramento e telhado, revestimento interno, externo e pintura e adaptação para pessoas com deficiência.

A Defesa civil também participou da audiência expondo as ações na gestão de riscos e gerenciamento de desastres, o representante Major Washington (Bombeiro Militar) detalhou a atuação do órgão de proteção e defesa civil que terá um coordenador e um agente de risco em Barra do Garças, “é fundamental para a prevenção e no caso de ocorrer uma catástrofe reduzir as perdas, bem como gerencias para uma recuperação mais rápida, com o Município cadastrado agiliza a busca por recursos emergenciais”, frisou.

Os convênios assinados são importantes para o desenvolvimento do municpio, que agora passa a contar com a ferramenta Geo referenciamento, o setor habitacional com a construção ou ampliação de casas populares e a presença da Defesa Civil que facilitará a busca por recursos para enfrentamento de situações urgentes. Barra do Garças por estar situada entre a Serra e os rios, precisa estar preparada, pois no período chuvoso existem muitas situações de risco.

Assinaram como testemunha o Presidente da Câmara Miguelão e os vereadores Dr. Neto e Celson Souza.

A prefeitura cobrou ainda auxílio para a construção de um novo aterro sanitário, onde o lixão foi transformado em um aterro sanitário respeitando as normas ambientais, mas o pensamento agora é para os próximos anos, pois Barra do Garças precisará de um novo aterro, nesse sentido foi cobrado do Secretário que foi muito receptivo para auxiliar com recursos para que a prefeitura possa iniciar o projeto. Outra cobrança foi uma auto clave para o descarte do lixo hospitalar que hoje tem que ser levado para o mato Grosso do Sul. É importante não só para Barra como outros Município a implantação de um local adequado para este descarte aqui no Município que é tido como um polo regional.

A equipe da SECID continuará visitando outros Municípios da região. A comissão da 6ª Conferência das cidades que será realizada em Barra do Garças nos dias 10 e 11 de maio convidou o Secretário para participara da abertura do evento.