Secretaria Municipal de Saúde abraça campanha Novembro Azul em Barra do Garças

por Dhyego Rodrigues / SECOM-BG — publicado 14/11/2017 14h27, última modificação 14/11/2017 14h27
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, por ano são diagnosticados 69 mil casos de câncer de próstata no Brasil.

Preocupada com esses dados a Secretaria Municipal de Saúde abraçou a campanha nacional de saúde “Novembro Azul”, uma ação que dura todo o mês de novembro e tem como objetivo a realização de exames preventivos do câncer de próstata.

O prefeito Roberto Farias buscou apoio nos urologistas Doutor Jaime Vila Nova e Rodrigo Mascarenhas, para a realização de uma ação voltada ao atendimento de mais de 200 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente no próximo dia 20 de novembro nas policlínicas Santo Antônio e São José, das 07:30 as 16:30 horas.

De acordo com a secretária de saúde, Daniela Côrtes Schulze, a classificação dos usuários será feito conforme critérios do Ministério da Saúde, como a idade, histórico familiar e alteração do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), nas Unidade Básicas de Saúde de Barra do Garças.

“Os exames serão realizados previamente as consultas, possibilitando assim que o resultado seja apresentado ao médico no dia do evento, com a celeridade que a situação exige”. Destacou a secretária.

Em complemento ao atendimento, serão realizados mais 590 cadastros, divididos dentre as unidades de Saúde Pública, que autorizarão a esses pacientes, a realização de exame PSA, para posterior avaliação, com a criação de agenda prioritária aos pacientes com resultados que indiquem alteração além de outras ações em orientação de assistência à saúde.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também realizará amanhã dia 14 de novembro, um evento na casa da família (Antigo CSU), das 18:00 as 19:30 horas, onde terá um coffee break seguida de palestra para homens e pais da cidade sobre o assunto.