Romeiros voltam a subir serra após liberação da escadaria da fé

por Secom-BG — publicado 28/03/2016 15h20, última modificação 28/03/2016 15h20
Romeiros voltaram a subir na sexta-feira da Paixão (25/3) a escadaria da fé em Barra do Garças que foi liberada para esse evento que reúne fieis e também turistas no Mirante do Cristo Redentor. A escadaria foi liberada após pedidos do prefeito Roberto Farias, vereadores e do deputado Max Russi junto ao governador Pedro Taques em função da importância deste evento para fé popular da cidade, pois o parque estadual da Serra Azul continua fechado pela Sema desde outubro de 2014.

As autoridades de Barra do Garças pediram que o bom senso prevalecesse porque a tradição de subir a serra na sexta-feira da Paixão faz parte a 50 anos da tradição da cidade. No passado, mesmo com a proibição da Sema, mais de mil pessoas subiram a serra.

A escadaria da fé foi construída no início da década de 90 pelo ex-prefeito Wilmar Peres de Farias para facilitar o acesso dos romeiros.

São histórias interessantes de pessoas que sobem pela fé. É o caso desta senhora (foto) que aparece com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela explica que o esposo sofreu um derrame no passado e ela fez uma promessa se ele fosse curado iria sempre subir a serra como agradecimento. “Deus é maravilhoso meu esposo está bem e eu subo feliz a serra”, destacou.

Um senhor de 74 anos demonstrando muito vigor físico conta que iniciou essa tradição antes mesmo da escadaria e que pretende continuar enquanto tiver forças nas pernas. Muitos jovens também subiram.

A escadaria da fé com 1.432 degraus contempla os 700 metros da altura da Serra Azul. Lá do alto, uma vista impressionante de Barra do Garças encanta os visitantes e turistas que sobem na Serra Azul. A autorização para subir a escadaria se encerra por volta do meio-dia e está proibida a descida pelas cachoeiras.

A liberação total do parque ainda não tem data para acontecer e depende de um plano de manejo que a Sema pretende implantar.