Projetos sociais atraem crianças e adultos para quartel da PM em Barra do Garças

por Alecy Alves | PM-MT — publicado 23/10/2017 17h00, última modificação 23/10/2017 17h00
Capoeira, Muay Thai e Treino Funcional são oferecidos pela Força Tática Araguaia e têm policiais como instrutores voluntários

Em Barra do Garças (550 km de Cuiabá) projetos sociais do 5º Comando Regional da Polícia Militar, desenvolvidos por meio da Força Tática do Araguaia, vem atraindo crianças, adolescentes e adultos à prática de atividades esportivas.

Dentro do programa ‘Esporte Para Todos’, criado pelos próprios policiais, funcionam três modalidades esportivas. Iniciado há pouco mais de um ano, o programa já soma cerca de 120 alunos.

As aulas acontecem nas instalações do quartel do 5º CR, também sede do 2º Batalhão e do Pelotão de Força Tática, no bairro Sena Marques. E são abertas para crianças e adultos da comunidade, aos policiais e seus filhos.

No ‘Águias do Tatame’, crianças e adolescentes de ambos os sexos praticam Muay Thai. A modalidade de Capoeira também atraiu alunos de diferentes faixas etárias. E para aproveitar o tempo das mães que iam para o quartel esperar seus filhos, os policiais passaram a oferecer aulas de Treinamento Funcional.

Carla Delmontes é uma das alunas dos do Treino Funcional, projeto no qual ingressou motivada pelos filhos Gustavo e Juliana que já eram alunos do Muay Thai. A disposição, disciplina e o compromisso dos filhos, conta, a fez perceber que ela também ganharia se praticasse alguma física regularmente.

Além dos benefícios à saúde, física e mental, Carla diz que fortaleceu ainda mais os laços de convivência com os filhos. “Estar dentro de um quartel também me fez ver e entender melhor o papel e a importância da polícia na sociedade”, completa.

Já Carla Martins não tem filhos em nenhum projeto local, porém a busca por melhorias da saúde a fez procurar o quartel de Barra do Garças. Ela explica que assistiu uma reportagem sobre projetos sociais da PM em outras regiões do Estado e decidiu verificar se haveria algo semelhante em sua cidade.

Aluna do Funcional há seis meses, Carla diz que é outra pessoa. “Eu tinha um problema grave de insônia. Tinha, pois hoje durmo bem e minha qualidade de vida é outra, tenho alegria e disposição”, descreve.  

Aluna de Muay Thai, Ana Júlia Ferraz Alcântara, 8 anos, disse que gosta muito das aulas porque aprende sobre defesa pessoal e faz amigos. Já Anderson Bruno Reis de Oliveira, também 8 anos, pratica Capoeira. Ele não só é um dos mais assíduos alunos como já está escolheu sua profissão. “Quero ser policial militar”, diz. “Da Força Tática”, como fez questão de frisar.

Comandante da Força Tática Araguaia, o tenente Luiz Miguel Oliveira Suarez Júnior diz que o ‘Esportes Para Todos’ é resultado da parceria da PM, por meio de seus policiais, com setores empresariais e a comunidade.

Suarez explica que além de contribuir para aproximar PM e comunidade, essas ações foram pensadas no sentido de tirar a oportunidade de praticar esportes. Suarez entende que envolvidas nessas atividades elas terão menos tempo para coisas ruins.  

Com exceção do instrutor de capoeira “Quati”, do Grupo Abadá, todos os instrutores são policiais militares voluntários que dedicam parte das horas de descanso às ações sociais. Na capoeira quem é instrutor e acompanha o professor “Quati” e o cabo Domingos. As aulas de Muay Thai são ministradas pelo cabo Campos como instrutor. Ele que é atleta associado à Federação de Muay Thai. Já o Treinamento Funcional têm como instrutor o cabo Christoferson, formado em Educação Física.