Prefeitura de Barra entrega revitalização de Avenida beneficiando moradores de bairros periféricos

por Secom-BG — publicado 14/06/2016 13h14, última modificação 14/06/2016 13h14
Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (10) a Revitalização e urbanização da Avenida Paulo Luís da Assunção (antiga Perimetral) que liga o bairro São José na altura da BR-070 até o cruzamento com a Avenida Brasil na Vila Maria, que também foi revitalizada. Ao todo foram 2,5 km com seis praças de esporte (2 com Grama, 2 de areia e 2 de concreto), duas pistas de skate, uma pista de bicicleta, 4 quiosques, assentos, pista de caminhada, iluminação, paisagismo e outras benfeitorias.

Há muito tempo a população desses bairros sofriam com um matagal que virava depósito de matérias furtados, desmanche de veículos e que gerava um problema sério para a segurança, com essa revitalização, as famílias ganham praças para sentar, conversar, enquanto os filhos brincam, com muita segurança, além da parte de embelezamento dessa região que foi deixada em último plano, tem ainda a valorização - terrenos que antes custavam de R$ 2 a R$ 5 mil reais, hoje valem mais de R$ 30 mil, ou seja, a comunidade ganha de várias formas, mesmo não sendo um momento fácil devido a crise em todo o País, mas a prefeitura fez sua parte entreguando a obra a população.

O Governo do Estado esteve representado pelo Sec. Turismo Luís Carlos Nigro e o Sec. Agricultura Familiar Suelme Fernandes. A solenidade teve ainda a participação do Deputado federal Fábio Garcia (PSB) que elogiou a gestão pública em Barra, “Barra do Garças está na contra mão do País, aqui vemos funcionários recebendo em dia e apesar da crise, entregando uma obra como essa, que digo, é uma das mais belas do estado”. O Deputado estadual Max Russi está na cidade para receber o título de cidadão barragarcense que ocorrerá no sábado, elogiou a obra, “é uma obra grandiosa e mais importante, feita nos bairros mais afastados da região central, geralmente obras assim os gestores só fazem no centro ou bairros nobres, e aqui temos que elogiar esta iniciativa que prestigia também a comunidade das regiões periféricas”, disse.

A inauguração contou com a presença de Roberto Farias, do vice prefeito Dr. Mauro Piauí, Prefeitas de Pontal do Araguaia Divina Oda, General Carneiro Magali Vilela, Jordão ex-prefeito de Novo São Joaquim, vereadores de Barra do Garças Miguelão, Mandioquinha, Dr. Neto, Ronaldo Couto, Pebinha, Dr. Paulo Raye, Joãozinho Cego, Celson Souza e Coronel Barbosa; participaram ainda vereadores de Pontal do Araguaia, Ribeirãozinho e Água Boa. Participaram ainda representantes da Polícia Militar, Cindacta, Polícia federal, CDL, Conselhos comunitários, Associação de moradores de bairros, líderes políticos e religiosos e diversas entidades.

A nova Avenida homenageou o pioneiro Paulo Luís da Assunção, que além de garimpeiro, foi canoeiro atravessando pessoas e malotes dos correios nos rios. No início da década de 50 construiu a primeira balsa para atravessar carros de passeio no Rio Araguaia. Foi também o executor do primeiro sistema de encanamento da rede de água potável na cidade. Faleceu aos 78 anos deixando a esposa Maria Luz de Castro, dos quais, dois estavam presentes na inauguração da Obra. A Avenida que terá ainda outras etapas foram acrescentadas ao projeto original, como por exemplo, a academia ao ar livre e outras e beneficiará os bairros São José, Vila Maria, Novo Horizonte, Palmares, Nova Barra e outros.